A Secretária do Estado de Saúde de Santa Catarina divulgou, na noite desta quarta-feira, 11, a nova matriz de risco da pandemia do novo coronavírus. O mapa analisa as regiões do estado e pontua em qual estágio elas se encontram diante o enfrentamento doença. A mudança é de que a região Carbonífera (Amrec) passou do nível Alto (da cor amarela) para o nível Grave (cor laranja). As regiões do Extremo Sul (Amesc) e Laguna (Amurel) estavam no nível grave e seguem com o mesmo quadro.
O documento pontua que a transmissibilidade da região aumentou: "O grande do número de casos dificulta ações de vigilância e monitoramento de casos e contatos. Neste cenário é necessário aplicar ações que reduzam o contato entre as pessoas como a restrição do funcionamento de atividades."
As regiões da Grande Florianópolis, Xanxerê e Meio Oeste foram classificadas com o maior risco potencial, o Gravíssimo (cor vermelha). Apenas a região do Extremo Oeste foi classificada com o Risco Alto (amarela). Todas as demais permanecem com o risco Grave (cor laranja) para a proliferação do novo coronavírus.