Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: Criciúma com sete casos suspeitos e sete descartados

Secretaria de Saúde monta centro de triagem próximo ao Hospital São José e busca reforçar unidades básicas

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/03/2020 - 10:42 Atualizado em 16/03/2020 - 11:08
Secretário Acélio Casagrande / Foto: Marciano Bortolin / 4oito
Secretário Acélio Casagrande / Foto: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma está com sete casos suspeitos de coronavírus nesta segunda-feira, 16. Eram nove na sexta-feira, 13. "Tivemos em Criciúma 14 casos suspeitos, sete deles já foram descartados, estamos acompanhando sete casos suspeitos", reforçou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, depois da reunião do grupo que acompanha os desdobramentos da pandemia em Criciúma, encontro realizado nesta manhã no Paço Municipal. "Precisamos intensificar as medidas de prevenção. Suspendemos encontros de grupos de idosos e de mães. Vamos acompanhar a evolução, fazer todo um trabalho de orientação, pedimos que os idosos fiquem nas suas residências", destacou.

Uma das medidas que Criciúma está tomando é a estruturação de um centro de triagem na antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que funcionava ao lado do Hospital São José (HJS). A UBS foi transferida para a Rua João Pessoa. "Então vamos utilizar aquele prédio que era da UBS para esse centro de triagem, já estamos higienizando ali para esse trabalho", informou o secretário.

Enquanto isso, as demais UBSs do município estão sendo capacitadas para o combate ao coronavírus. "As unidades de saúde todas orientando, informando. Sempre reforçando a importância de controlar e fazer com que a prevenção seja a nossa prioridade", assinalou. 

Outra necessidade que o município encara é o de reforço das equipes. "A dificuldade de profissionais é no Brasil inteiro. Temos uma necessidade de profissionais médicos para algumas unidades, estamos indo buscar, tentando fazer a contratação. Já estamos higienizando a unidade do posto de saúde próximo ao Hospital São José para tornar aquele local um centro de triagem, e ali vamos precisar de equipes", observou Acélio. Haverá, também, reforço na quantidade de leitos. "Leitos de UTI serão necessários, não temos suficientes, o Estado com certeza vai reforçar o número e regular, o paciente daqui poderá ir para outro lugar e vice-versa. Leitos de UTI particulares serão utilizados pelo Ministério da Saúde com certeza", ressaltou.

O secretário não cogita estruturar leitos em UBSs. "Leitos, não. Vamos ter um atendimento diferenciado nas próprias casas, quanto menos o cidadão for à unidade de saúde, à UPA, ao 24 Horas da Boa Vista e ao hospital, melhor, para não se espalhar a doença. Esse isolamento das pessoas infelizmente é necessário", salientou.

As aulas continuam na rede escolar municipal, mas as atividades dos grupos de idosos e de mães da Afasc estão suspensas. "As escolas e creches continuam, vamos fazer um acompanhamento nas crianças, mais periódico nesse momento, com as professoras sendo capacitadas. É prudente nesse momento que se mantenha o atendimento em escolas e creches. Poderemos ter outras deciões no fim do dia, amanhã, quarta-feira, a cada momento as reuniões", considerou o secretário. "Conforme o quadro for evoluindo vamos revendo as determinações, mas todos os dias às 17h temos reuniões com os grupos de trabalho que nos ajudam muito", concluiu.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito