Ganhou repercussão via redes sociais, na tarde desta quinta-feira, 27, informação dando conta de que funcionários de uma cerâmica que viajaram da Itália para o Brasil há poucos dias teriam compartilhado o voo do primeiro brasileiro infectado pelo coronavírus, um engenheiro de 61 anos que está sob cuidados em São Paulo. O fato é que a equipe da empresa, instalada em Tijucas, na Grande Florianópolis, fez a viagem de retorno da Europa no sábado, dia seguinte ao portador do vírus mas, mesmo assim, e por precaução, estão recebendo atenção especial.
Confira o esclarecimento da prefeitura de Tijucas na nota abaixo:
Em virtude de notícias publicadas na imprensa local, e diante de comentários equivocados na comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas vem a público esclarecer sobre casos suspeitos de Coronavírus em Tijucas.
De acordo com a secretaria, neste momento o que existe é o monitoramento de dois funcionários da Portobello que viajaram recentemente para a Itália, porém, são moradores das cidades de Porto Belo e Itapema. Embora não sejam moradores de nosso município, a secretaria está prestando apoio, monitorando os casos e já notificou os órgãos do estado.
Ao mesmo tempo, dois novos casos suspeitos em Tijucas foram informados há pouco à secretaria de Tijucas e serão monitorados da mesma forma.
A secretaria também esclarece que ainda não havia sido divulgado nada a respeito por recomendação da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina já que se tratam de casos suspeitos, de pacientes sem muitos sintomas aparentes e que requerem confirmação por meio de exames que ainda estão sendo analisados.
Reiteramos nossa preocupação com a comunidade e reforçamos que não há motivo para pânico. Também pedimos a todos que adotem as medidas de proteção que são recomendadas em casos de gripe.
E ainda: compartilhe apenas notícias de órgãos oficiais. Em caso de informações novas traremos notícias atualizadas pelas redes sociais da Prefeitura. Aguarde atualizações por aqui.