A Vigilância em Saúde de Urussanga já está monitorando o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. O caso é referente a um homem que esteve em uma feira em São Paulo recentemente, retornando na noite desta quarta-feira, 13, para a região, já apresentando sintomas gripais que se confundem com o vírus.
Segundo o secretário de saúde de Urussanga, Marcos Roberto da Silva, o homem não é considerado suspeito pela vigilância estadual, já que não esteve fora do país, mas em São Paulo. “Ainda não podemos nem fazer a coleta da amostra”, destacou o secretário.
O suspeito, que está em isolamento domiciliar, continuará sendo monitorado pela Vigilância em Saúde do município durante 14 dias, juntamente com as três pessoas que tiveram contato com ele na sua chegada ao aeroporto e que também estão em isoladas. “Qualquer alteração mais grave iremos encaminhar para o Estado”, afirmou Marcos.
No momento, a Vigilância já está na empresa para conversar com a diretoria desta e ver as devidas providências a serem tomadas.
Já são 77 casos confirmados do vírus no Brasil, segundo o levantamento mais recente do Ministério da Saúde (MS) divulgado às 16h20 desta quinta-feira, 12. São Paulo é o estado com o maior número de casos no país, 42 ao todo - sendo dois destes casos de transmissão interna. Santa Catarina teve dois casos confirmados ontem, em Florianópolis, mas que ainda não entraram no relatório do MS.