O atraso da vacinação segue sendo um fator determinante para os índices de internação de pacientes positivados para Covid-19. "Mais de 70% dos internados em Santa Catarina não fizeram imunização completa ou parcial", confirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, em entrevista ao Conexão Sul desta quarta-feira (2) na Rádio Som Maior.
Presidente do Conselho de secretários de Saúde no Estado, Daisson reforçou a advertência citando a situação em Tubarão. - Aqui, tivemos 20 óbitos por Covid nesse ano. Desses 20, 18 não se vacinaram, perdemos duas vidas de pacientes vacinados. Logo, reforçamos que a vacina está colaborando sim para diminuir os efeitos da pandemia - explicou.
O titular da Saúde em Tubarão tem percebido em todo o Estado um fenômeno que vem sendo registrado também em Criciúma, que é a adesão aquém do esperado de crianças à imunização. Em Criciúma, foram pouco mais de 2 mil em um universo de 18,5 mil. - Assim que abriu a vacinação, eu levei minha filha de 11 anos para dar o exemplo. Fui um dos primeiros, para mostrar que temos segurança na vacina. Em Tubarão, perto de 20% das crianças de 5 anos já se vacinaram, o que é um bom índice - avaliou.
Leia também - Sul de SC ganha 50 novos leitos de UTI
Em Araranguá, 7 na UTI
O Hospital Regional de Araranguá (HRA) conta com 7 pacientes positivados para Covid-19 em leitos de UTI. Em enfermaria, são 8. - Nossa ocupação está em 70% na UTI e 40% na enfermaria. Tivemos um pico de 17 pacientes na enfermaria no fim de semana. São números preocupantes - apontou o diretor geral do HRA, Kristian de Souza.
Em entrevista ao Conexão Sul, ele lembrou que houve um período em que "90% dos internados não fizeram toda a cobertura vacinal, na época do pico". - Atualmente esse índice é um pouco menor, mas segue elevado. Mas agora as pessoas já vacinadas estão com sintomas mais leves - acrescentou.
A Amesc está com 3 mil positivados para Covid, 1 mil em Araranguá. - O atendimento no nosso Pronto Socorro bateu recorde recentemente. Mas no auge havia 40 leitos de UTI aqui no HRA, seguidamente lotavam, hoje baixamos para 10 e estamos com essas internações sob controle - avaliou. O HRA tem enfrentado problemas com funcionários positivados. - Já chegamos a ter 40 afastados - emendou.