Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: 70% dos internados não estão com vacinas em dia

Alerta foi feito pelo presidente da Fundação de Saúde de Tubarão. Ritmo de vacinação de crianças ainda preocupa

Por Denis Luciano Tubarão, SC, 02/02/2022 - 10:35 Atualizado em 02/02/2022 - 10:42
Em Tubarão, dos 20 mortos por Covid em 2022 um total de 18 não estavam com vacinas em dia / Divulgação
Em Tubarão, dos 20 mortos por Covid em 2022 um total de 18 não estavam com vacinas em dia / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O atraso da vacinação segue sendo um fator determinante para os índices de internação de pacientes positivados para Covid-19. "Mais de 70% dos internados em Santa Catarina não fizeram imunização completa ou parcial", confirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, em entrevista ao Conexão Sul desta quarta-feira (2) na Rádio Som Maior. 

Presidente do Conselho de secretários de Saúde no Estado, Daisson reforçou a advertência citando a situação em Tubarão. - Aqui, tivemos 20 óbitos por Covid nesse ano. Desses 20, 18 não se vacinaram, perdemos duas vidas de pacientes vacinados. Logo, reforçamos que a vacina está colaborando sim para diminuir os efeitos da pandemia - explicou.

O titular da Saúde em Tubarão tem percebido em todo o Estado um fenômeno que vem sendo registrado também em Criciúma, que é a adesão aquém do esperado de crianças à imunização. Em Criciúma, foram pouco mais de 2 mil em um universo de 18,5 mil. - Assim que abriu a vacinação, eu levei minha filha de 11 anos para dar o exemplo. Fui um dos primeiros, para mostrar que temos segurança na vacina. Em Tubarão, perto de 20% das crianças de 5 anos já se vacinaram, o que é um bom índice - avaliou.

Leia também - Sul de SC ganha 50 novos leitos de UTI

Em Araranguá, 7 na UTI

O Hospital Regional de Araranguá (HRA) conta com 7 pacientes positivados para Covid-19 em leitos de UTI. Em enfermaria, são 8. - Nossa ocupação está em 70% na UTI e 40% na enfermaria. Tivemos um pico de 17 pacientes na enfermaria no fim de semana. São números preocupantes - apontou o diretor geral do HRA, Kristian de Souza.

Em entrevista ao Conexão Sul, ele lembrou que houve um período em que "90% dos internados não fizeram toda a cobertura vacinal, na época do pico". - Atualmente esse índice é um pouco menor, mas segue elevado. Mas agora as pessoas já vacinadas estão com sintomas mais leves - acrescentou.

A Amesc está com 3 mil positivados para Covid, 1 mil em Araranguá. - O atendimento no nosso Pronto Socorro bateu recorde recentemente. Mas no auge havia 40 leitos de UTI aqui no HRA, seguidamente lotavam, hoje baixamos para 10 e estamos com essas internações sob controle - avaliou. O HRA tem enfrentado problemas com funcionários positivados. - Já chegamos a ter 40 afastados - emendou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito