A situação da Covid-19 e demais assuntos relacionados à saúde no município foram a pauta da Tribuna Livre desta terça-feira (8) na Câmara de Criciúma. A convite do vereador Zairo Casagrande (PDT) estiveram presentes o secretário de Saúde Acélio Casagrande e representantes da Secretaria de Saúde do município.
A situação dos não vacinados no município também foi pauta do vereador proponente. “Os que recusaram os imunizantes são maioria dentre os internados e mortos conforme dados divulgados pelo estado”, comentou Zairo. “O risco de morte por Covid para idosos não vacinados ou com vacinação incompleta é 47% maior do que para idosos totalmente imunizados”, frisou o vereador.
Segundo o secretário de Saúde, dos 16 óbitos em Criciúma, no mês de janeiro, 14 não estavam com o esquema vacinal completo e cinco deles recusaram a vacina. “Hoje nós temos uma cobertura vacinal de maiores de 18 anos com 99.7%, 169 mil pessoas vacinadas”, comentou. Em relação à faixa etária de 12 aos 17 anos, 84% estão vacinadas, 13.445 pessoas. Já as crianças de 5 a 11 anos, 3.221 estão imunizadas. “Iniciamos com muita timidez, muitos pais estavam preocupados em levar seus filhos para vacinação, mas o número começou a aumentar e as vacinas estão acontecendo de uma forma mais rápida”, destacou Acélio.
“Não tendo mais surpresas com relação a outras variantes - e isso não vai ocorrer - nós teremos um ano diferente. O vírus vai ficar cada vez mais fraco e a gente vai vencendo esse grande desafio mais uma vez”, finalizou Casagrande.