A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) deverá solicitar Governo de Santa Catarina um maior suporte para combate a pandemia de Covid-19. Nesta segunda-feira, 23, profissionais, autoridades e secretários de Saúde da região estiveram reunidos para elaboração de novas ações para os próximos dias.
“Agora é momento de muito trabalho e bastante preocupação. Viemos a real situação de casos confirmados e a ocupação dos leitos dos hospitais, é o momento de intensificar os trabalhos de fiscalização e orientação da população. Estaremos encaminhando algum documento para a Secretaria de Estado da Saúde pedindo para que nos dê algum suporte maior neste momento, porque a situação está bastante grave”, pontuou a coordenadora da Comissão de Intergestores regional da Amrec, Maristela Vitali.
Nesta quarta-feira, sairá a atualização do mapa de risco potencial do novo coronavírus nas regiões de SC. Segundo Maristela, é possível que a região carbonífera retorne ao gravíssimo (vermelho). Já faz mais de dois meses que a Amrec não é classificada em tal risco potencial, tendo saído do gravíssimo para o grave em 9 de setembro.
Em relação a intensificação da fiscalização das medidas de combate a pandemia, Maristela afirma que os municípios já estão orientados a se atentar para isso desde ontem. Criciúma e Nova Veneza, segundo a coordenadora, já estão trabalhando nessa questão.
“Imagino que todos os municípios, depois da reunião de ontem, estão realmente tomando aquelas medidas de combate que foram orientadas no início da pandemia, com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento de pessoas nos ambientes e em empresas”, afirmou.