Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: consequências cerebrais  devem ser observadas, alerta neurocirurgião

Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória

Por Redação Criciúma, SC, 21/06/2021 - 13:58 Atualizado em 21/06/2021 - 13:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diversos estudos buscam respostas para entender as complexidades da Covid-19 e suas consequências nas diferentes áreas da saúde. Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, entre outros tipos de sequelas e sintomas, alguns duradouros e persistentes.

“É uma doença complexa. O vírus da Covid-19 não afeta apenas o sistema respiratório das pessoas infectadas. Ele é apontado como responsável por danos em diversos órgãos, inclusive no cérebro. Estudos revelam que, mesmo após o fim da infecção, pacientes podem apresentar algum tipo de sintoma cognitivo. Além disso, pesquisas internacionais mostraram que o coronavírus também pode aumentar as chances de lesões graves no órgão, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC), inclusive entre pessoas com menos de 60 anos”, aponta Luiz Lavradas.

O especialista em neurocirurgia alerta que o coronavírus é capaz de promover três tipos de sequelas cerebrais: seja através de sintomas relacionados ao sistema nervoso central (dor de cabeça, tontura, prejuízo da consciência cognitivo, e AVC), por meio de um acometimento  do sistema nervoso periférico (formigamentos, neuralgias, perda de olfato e paladar); ou sintomas músculo esqueléticos relacionados diretamente à lesão muscular.

Dores de cabeça, algumas sequelas motoras e queixas cognitivas, englobando a capacidade de raciocínio, de memória e a tomada de decisões, por exemplo, são relatadas. “A perda de memória e dificuldade de concentração, em geral, passam com o tempo, mas quem já teve o vírus deve ficar alerta e procurar ajuda médica quando os problemas e dores persistirem. Para plena recuperação é importante o acompanhamento ”, frisa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito