Os leitos de UTI do Hospital São José voltaram a ter um movimento preocupante. O hospital conta hoje com 10 dos 18 leitos exclusivos para Covid-19 ocupados. O coordenador da unidade intensiva do hospital, Felipe Dal Pizzol, alerta que nas duas últimas duas semanas o número de pacientes internados vem aumentando progressivamente.
"Estamos chegando no limite em que seja necessário abrir novos leitos exclusivos para Covid-19. O hospital vem monitorando a situação dia após dia", alertou. Mais 10 leitos estão prontos para serem ativados no hospital caso haja necessidade.
Segundo Dal Pizzol, 50% das internações requer atenção especial da equipe médica. "Pelo menos quatro ou cinco pacientes estão com o quadro bastante grave", lamentou. "Seguindo a regra do que se observa em outros lugarem, pelos menos 50%, em outros lugares até 80% dos casos são graves. Infelizmente não fugimos a regra nesse sentido", informou.
Relembre:
Números de Covid-19 duplicam a cada duas semanas e UTI está 50% lotada em Criciúma
Número de óbitos
A taxa de letalidade por Covid-19 é baixa em Criciúma em comparação ao restante do país. Mas, isso não significa que pode haver o relaxamento das medidas de cuidado que estão sendo tomadas pela população. "Mortes são sempre ruins. O número bruto é muito pequeno, efetivamente comparando com com qualquer outro lugar é um percentual muito pequeno. Isso sugere que a pandemia não chegou aqui com toda força que chegou em outros lugares, como o centro ou nordeste do país", avaliou.
Na comparação dentro do estado, o Sul foi a primeira região de Santa Catarina a ter transmissão comunitária, mas a situação está mais tranquila que no Oeste. Chapecó e Concórdia já ultrapassaram a marca de mil casos confirmados da doença.