As operações de fiscalização para combate à pandemia do novo coronavírus foram ainda mais intensificadas neste fim de semana. Em Criciúma, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária municipal, Samuel Bucco, foram cerca de 25 fiscalizações e oito estabelecimentos notificados.
“Foram oito estabelecimentos inflacionados pelo descumprimento das regras das portarias, então serão gerados processos administrativos que irão estabelecer as penalidades”, declarou Samuel.
O procedimento para fechamento de estabelecimentos que descumprem as medidas de combate à Covid-19 não é mais o mesmo. No início da pandemia, tais locais poderiam ser interditados quase que imediatamente, se assim entendessem as autoridades. Agora, é preciso gerar um processo administrativo que poderá culminar em multa ou no próprio fechamento do estabelecimento.
Segundo Samuel, a intensificação das operações de fiscalização está sendo feita na medida do possível. “A questão da estrutura é que é difícil, em função do grande volume de denúncias e infrações que estão sendo cometidas, observamos uma escalada muito grande dessas infrações. É muito difícil estar em todos os lugares a todo o momento, estamos fazendo o possível”, comentou.
No sábado, a operação chegou a se estender até o período da madrugada, às 3h. As denúncias de descumprimento das medidas são concentradas na central da vigilância que analisa e encaminhar para determinadas autoridades, para que assim sejam realizadas as fiscalizações. “A Vigilância Sanitária é o órgão centralizador disso tudo, mas temos os demais órgãos que nos dão suporte, principalmente a Polícia Militar”, disse.