A Vigilância Sanitária do Município de Orleans iniciou nesta semana mais uma operação de inspeção para ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Com a demanda repassada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o órgão intensificou a fiscalização e está intimando os estabelecimentos de saúde públicos e privados a notificarem os casos de trabalhadores afastados durante a pandemia de Covid-19 (seja por resultado positivo pela doença ou por serem do grupo de risco), conforme estabelecido na portaria estadual, auxiliando assim no monitoramento da saúde dos profissionais de saúde dos estabelecimentos de assistência à saúde.
“Estamos desde final de março com a equipe de fiscais visitando estabelecimentos como supermercados, restaurantes, clínicas e consultórios médicos, odontológicos, farmácias, indústrias entre outros. Nesse período, nossa equipe intensificou os trabalhos de orientação e prevenção para o enfrentamento à pandemia", destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Orleans, Michelle Tessmann Librelato. "Sabemos que a melhor forma de vencermos é a prevenção e o isolamento social, reforçando a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, banheiros entre outros. E também o uso de máscara pelos profissionais do serviço e pela população que é uma das medidas de prevenção não esquecendo que o uso das máscaras deve vir acompanhado de outras medidas igualmente relevantes, como a higiene das mãos, o distanciamento social de pelo menos 1 metro entre as pessoas e a não aglomeração em área coletiva”, finalizou.
Orleans conta com 35 casos confirmados de Covid-19, são 24 pacientes recuperados e há 53 casos monitorados e dois suspeitos.