O aumento no número de casos e internações por conta do novo coronavírus em Criciúma vem preocupando a população, o poder público, e os médicos e gestores dos hospitais da região. De terça-feira, 23, para quarta, a quantidade de internações se estabilizou entre o hospital São José e da Unimed - mas a preocupação e o alerta ainda é grande.
O São José conta, autalmente, com 37 pacientes internados entre positivos e suspeitos de Covid-19. De ontem para hoje, dois foram liberados e um deu entrada na UTI. "16 destes estão em Unidade de Terapia Intensiva [UTI], e 21 em leitos de internação clínica. O total de pacientes positivos da doença e internados são 17. Comparado aos números de ontem, há uma estabilização em termos de internações hospitalares", declarou o diretor técnico do hospital, Rafael Elias Farias.
Já no hospital da Unimed, a situação também se manteve estabilizada de um dia para o outro - com um número menor de pacientes internados. "Ontem demos 10 altas para pacientes, isso significa um avanço grande. Na saúde complementar, fazemos uma internação precoce quando se verifica lesão tomográfica, não esperamos se agravar e já internamos e, com isso, tentamos impedir que os casos se agravem", disse o presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Apesar da estabilidade momentânea, ambos dirigentes ressaltam que ainda é preciso ter muito cuidado, porque a situação está controlada - mas ainda não é tranquila. "Nossa preocupação é de que os números comecem a aumentar, mas nesse momento do dia-a-dia, avaliando a situação para que possamos ter tudo sob controle, nosso sistema está dando conta dos novos casos", disse Rafael.
"Aparentemente ocorre uma estabilização e a expectativa é de que fique esse número alto por um bom tempo, mas suportável para o sistema de saúde. Estamos hoje tranquilos, não em números, casos e gravidades, mas porque o sistema de saúde está suportando a doença", pontuou Leandro.