Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Estado remaneja doses e distribui vacinas para aplicação da primeira dose

Com isso, quando a remessa com 125 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz chegar ao estado, elas serão reservadas para aplicação da segunda dose

Por Redação Florianópolis - SC, 14/07/2021 - 18:59 Atualizado em 14/07/2021 - 19:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para acelerar o ritmo da vacinação no estado, enquanto o Ministério da Saúde não realiza a entrega de novas doses da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina decidiu remanejar 125 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual. 

“Essas vacinas estavam reservadas para aplicação da segunda dose, mas como o Ministério da Saúde já confirmou que deve enviar ao estado, nos próximos dias, uma nova remessa com esse mesmo quantitativo, optamos por antecipar a distribuição com as vacinas que estavam armazenadas, tendo em vista que muitos municípios já estão com os estoques zerados para aplicação da primeira dose”, explica o superintende de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Desta forma, quando a remessa com 125 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, já confirmada pelo Ministério da Saúde, chegar ao estado, elas serão reservadas para aplicação da segunda dose (D2). 

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, ressalta que essa iniciativa vai agilizar a vacinação no estado, uma vez que, apesar da confirmação do Ministério de que o estado vai receber novas doses, ainda não há prazo definido para que elas cheguem. “Considerando que ainda não há um prazo, o estado tomou essa decisão pensando em manter o ritmo de vacinação acelerado em todo o estado, sendo que não haverá prejuízo para a população, já que essas doses serão repostas”, esclarece o diretor. 

A distribuição das 125 mil doses para as 17 centrais regionais terá início já nesta quinta, 15, pela manhã e vai contemplar todos os 295 municípios catarinenses de forma proporcional. Os municípios devem destinar 30% das doses para a vacinação dos trabalhadores industriais e 70% para a vacinação da população em geral, de 35 a 39 anos, de forma decrescente.

A distribuição começa a partir das 7h30, com o envio, via terrestre, das doses para as centrais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Lages e Rio do Sul. As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Mafra e Videira serão distribuídas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de decolagem às 8h30. As vacinas das centrais de Xanxerê e Concórdia serão retiradas em Chapecó e as de Joaçaba, em Videira. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito