A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) estará reunida de forma virtual nesta quinta-feira, 26, com a governadora em exercício do estado, Daniela Reinehr, para tratar sobre questões pontuais da pandemia. A intermediação da reunião será realizada pela Fecam, mas participarão também prefeitos que representarão as regiões - a exemplo de Clésio Salvaro, que falará pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
De acordo com o presidente da Fecam, Paulo Roberto Waiss, um dos principais pontos a ser abordado com a governadora é a reativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19.
“Queremos a habitação desses leitos UTI, que foram desabilitados em algumas regiões do estado, o que acabou agravando também a matriz de risco, colocando várias regiões no risco gravíssimo. Cobraremos compromisso da governadora em exercício”, declarou Paulo.
Na reunião, os prefeitos deverão abordar também a questão da estiagem que atinge o Oeste de Santa Catarina, assim como a possibilidade de novas ações de fiscalização para combate do novo coronavírus. Em relação a pandemia, o presidente da Fecam ainda afirma que as aglomerações registradas no período eleitoral também têm seus reflexos na atual situação.
“A gente também tinha um posicionamento definido. A Fecam pediu a conscientização do TSE e deputados para possível prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos para 2022, visto que era difícil organização, movimentação e campanhas, e o resultado agora está aí”, disse.