O Laboratório Municipal de Criciúma realizou 4.889 testes rápidos até o início dessa semana. Durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou mais de 50 enfermeiros para testagem em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) da Próspera e no 24h da Boa Vista.
Ao todo, o município comprou 21 mil testes rápidos, recebeu 1.620 do Ministérios da Saúde, 650 da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) e 300 da Unicred. Do quantitativo total, a Secretaria de Saúde disponibilizou 100 testes ao Hospital São José e 2.120 para a Vigilância Epidemiológica, que destinou às UBSs, UPA e 24h.
O responsável pela pasta afirma que o treinamento dos profissionais e descentralização da aplicação dos testes foi uma medida adotada para evitar aglomerações. “Precisamos desses serviços nos bairros para não recebermos um quantitativo considerável de pessoas em um mesmo local. Assim, aqueles que se enquadrarem nos protocolos para realizarem os testes rápidos, podem fazer perto de sua casa”, destaca Acélio Casagrande.
Para realizar a testagem nesses locais, o paciente precisa estar sintomático há pelo menos oito dias, sendo que a recomendação é de isolamento imediato a partir dos primeiros sintomas da Covid-19.