Os últimos dias vem sendo de muito trabalho e planejamento na Penitenciária Sul, em Criciúma. Recentemente 3 detentos, mais idosos, tiveram que ser internados em estado grave em hospitais da região, devido ao coronavírus. Além disso 23 detentos positivaram para Covid-19 e 140 estão em observação.
"Estamos tomando todas as medidas para evitar a proliferação do vírus. Os três detentos que estavam internados em estado grave melhoraram e retornaram a unidade. Precisamos separar alguns internos e isolar galerias. Contudo estamos conseguindo contornar a situação", afirma a juíza Débora Zanini, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma.
A magistrada também adianta que visitas, mesmo as on-line, foram suspensas temporariamente. "Mesmo sendo à distância temos que tirar o preso da cela. Sendo assim ele precisa circular pela unidade colocando em risco os demais. Por medida de segurança as visitas (on-line) só voltam a acontecer na próxima segunda-feira."
Outro problema envolvendo a Penitenciária Sul é o afastamento dos profissionais que trabalham na unidade. Dos 90 funcionários, 20 estão afastados por suspeita ou por exame positivado para coronavírus. "Realmente é uma situação difícil, mas esperamos que volte a normalizar na próxima semana, quando muitos profissionais já devem voltar. Por enquanto estamos com o quadro de funcionários bem reduzido."
Hoje no sistema prisional catarinense já são 2.774 casos confirmados e 4 mortes.