Com forte atuação e voltada contra a propagação do novo coronavírus no estado, a operação Covid-19 foi marcada pela orientação da população e fiscalização das medidas restritivas e de isolamento social neste período. Somente na 6ª Região de Polícia Militar foram mais de 6,2 mil fiscalizações de orientação, representando mais de 14% de todas as fiscalizações no Estado de Santa Catarina.
“A fiscalização de Ordem Pública pela as Guarnições de Radiopatrulha e Guarnições Covid, tem apresentado resultados positivos para o alcance dos propósitos almejados pelo Governo do Estado nas ações estipuladas nos Decretos e nas Portarias estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. A Ordem Pública é uma construção coletiva e todos são responsáveis pelos resultados”, destacou o comandante da 6ª RPM, Coronel Evandro de Andrade Fraga.
A Polícia Militar de Santa Catarina, desde o dia 13 de abril, atua também como autoridade de saúde, podendo fiscalizar todos os serviços e atividades liberados a funcionar desde que sigam regramento especial. A publicação da portaria SES Nº 245 autoriza a PMSC e demais forças de Segurança do Estado a realizarem este trabalho.