A cada dia aumenta a preocupação com o número crescente de casos de coronavírus em Santa Catarina. Nessa quarta-feira, 25, várias regiões, inclusive a faixa litorânea do Sul Catarinense, voltaram ao nível gravíssimo no mapa de risco.
"Temos que ficar cada dia mais alerta. Pessoas estão chegando no consultório precisando de internação e não estamos conseguindo vagas nem aqui na região, nem tão pouco em outros estados. A realidade ainda tende a piorar, pois as medidas não estão sendo seguidas pela população", afirma dr Renato Matos, médico pneumologista.
Dr Renato Matos ainda alerta que a reinfecção é possível sim. "Tive um paciente que foi infectado em abril, confirmado com exame. Recentemente teve sintomas, fez exame e confirmou novamente o vírus. A reinfecção é rara, mas ela exista. Não há tempo para conscientizar quem não quer. Muitas pessoas simplesmente não respeitam e medidas mais drásticas devem ser adotadas."
Muitos estão se perguntado sobre a vacina para por fim a pandemia, mas essa solução ainda não tem uma data para acontecer. "Não temos como prever uma data. A Organização Mundial da Saúde está adotando um sistema mais eficiente para que não haja 'leilão' da vacina. Porém, como já disse hão há como prever uma data", aponta Renato Matos.