A ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 está abaixo dos 80% no Sul de Santa Catarina. Governo aponta que a taxa está em 79,58% em todo o estado, sendo 216 leitos disponíveis dos 1.058 ativos. Desde fevereiro, a SES não registrava uma taxa de ocupação menor que 80% nestes leitos.
No último sábado o Sul apareceu entre os oito regiões no nível gravissímo na Matriz de Risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Preparamos toda a nossa rede hospitalar para o enfrentamento à pandemia. Criamos 993 leitos de UTI adulto para Covid-19 e agora avançamos em outra frente que é a vacinação. À medida que ela progride no estado, os números melhoram, o que permite o retorno gradual e responsável das atividades em Santa Catarina”, ressaltou o governador Carlos Moisés.
A Grande Florianópolis é o maior destaque, com menos da metade dos leitos ocupados por pacientes Covid - a taxa é de 49,63 %. O Grande Oeste está com 80%. As regiões com taxa de ocupação ainda mais altas que a média estadual são as do Vale do Itajaí e do Planalto Norte e Nordeste, porém nenhuma delas com mais de 95%.
Segundo o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o apontamento evidencia os esforços do Governo do Estado no combate ao Coronavírus e demonstra que a vacinação está fazendo efeito. "Quanto mais vacina, menos internação. A expectativa é que esses números melhorem nas próximas semanas e meses, quando estimamos aplicar ainda mais doses de vacinas. Só de D2, nós projetamos 600 mil até o final de julho", destacou Motta Ribeiro.