Esta quinta-feira, 25, foi bastante agitada para alguns hospitais do sul catarinense, que contaram com fugas de pacientes positivados e suspeitos de Covid-19. No São Donato, em Içara, um homem de 57 testou positivo para a doença ainda no Centro de Triagem, através de um teste rápido, e fugiu quando estava sendo transferido para a internação clínica no hospital.
"Imediatamente já comunicamos a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, porque se trata de saúde pública. A PM localizou ele, que estava em casa sob observação da Vigilância Sanitária e em isolamento em sua própria casa", destacou o diretor administrativo do São Donato, Júlio de Luca.
Ainda nesta semana, na quarta-feira, três pacietnes suspeitos de Covid-19 fugiram do Hospital Santa Terezinha (HST), em Braço do Norte. Segundo informações do próprio Hospital, os pacientes aguardavam pelo exame de confirmação, mas acabaram saindo do local antes mesmo de receberem o resultado.
Em nota, o Santa Terezinha ressaltou que tomou todas as medidas legais necessárias, incluindo o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O). "O HST, rigorosamente, segue todas as diretrizes e protocolos recomendados pelos órgãos oficiais, reforçando a necessidade da manutenção das medidas preventivas de combate ao Covid-19", pontuou em nota.
Fuga em Criciúma
Ainda no final de março, quando os primeiros casos de coronavírus começavam a aparecer em Criciúma, um paciente suspeito da doença fugiu do Hospital São José. Na ocasião, o diretor técnico do hospital, Raphael Elias Farias, explicou que paciente ainda aguardava pela resolução dos testes, mas que o os exames de imagem eram "bem sugestivos".
O paciente, no entanto, retornou prontamente ao hospital e foi reavaliado pela equipe de saúde do São José logo no dia seguinte, em 1º de abril.