Após uma reunião com o Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira, 14, prefeitos afirmaram que o ministro Eduardo Pazuello disse que a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país na quarta-feira, 20. Porém, a data ainda depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca no próximo domingo, 17. Outro fator que pode influenciar no início da vacinação em todo o país é a logística.
Um dos que divulgou a informação foi Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis.
"De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro", escreveu Loureiro nas redes sociais.
Segundo o cronograma, a vacinação será em quatro fases, sendo que 2,8 milhões de catarinenses devem ser vacinados em um primeiro momento.
Serão imunizados primeiramente os profissionais da saúde, as pessoas a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou que vivem em instituições como asilos e instituições psiquiátricas, além da população indígena.