Fatos, situações de superação e memórias repletas de esperança. Tudo isso foi compilado em um único livro: 'A sabedoria que fala', produzido por 21 idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Renascer e entregue em abril ao Hospital São José (HSJ). Nesta quarta-feira (2), os profissionais do hospital visitaram os autores do projeto entregando cartas e presentes, como forma de agradecimento.
O livro foi feito para ser lido por aqueles que se encontram hospitalizados, visando minimizar prejuízos psicossociais por conta do isolamento, bem como promover interação com aqueles que se encontram em isolamento. Saiba mais em: https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/15041#conteudo e https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/15080#conteudo .
A equipe do hospital percebeu resultados positivos com a ação e decidiu entregar devolutivas individuais acerca do material. "É muito importante termos essa devolutiva, além do fortalecimento da parceria a importância de identificar o impacto positivo que o projeto causou na vida das pessoas envolvidas", destacou a secretária de Assistência Social e Habitação, Patrícia Vedana.
Nesta quarta, as psicólogas do Programa de Residência Multiprofissional que atuam no HSJ e a assistente social, foram até os Cras e aos idosos que participaram. "Pudemos observar que o livro tomou uma grande proporção. Conseguimos atingir o nosso objetivo, através das histórias de superação. O hospital soube administrar muito bem o material e, segundo a devolutiva, muitos pacientes acabaram se identificando com os relatos", contou a psicóloga do Cras Renascer, Luane Barth da Silva Wanderlind.