A vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, inicia em Criciúma nesta terça-feira, a partir das 8h. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o município disponibilizará a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA), localizada no bairro Vila Zuleima, para as aplicações.
Criciúma possui 18.600 crianças desta faixa etária e até o momento recebeu 1.070 doses da vacina para aplicação. “Vamos iniciar amanhã com as que tem 11 anos com quem tem comorbidade de 5 a 11 anos. As demais vacinas continuam hoje normalmente com a primeira dose, segunda e reforço”, disse o Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta segunda-feira, 17.
A previsão é que até a próxima quinta-feira, 20, a cidade receba mais insumos para a aplicação. O objetivo é que até o início das aulas, dia 14 de fevereiro, estejam vacinadas o máximo de crianças. “Acredito que até lá vamos estar com um público bem significativo vacinado. Quando elas chegam, não ficam na geladeira, é vacina no braço”, pontuou Casagrande.
Reinício do TeleCovid
Criciúma contava com o atendimento TeleCovid até dezembro de 2021. O serviço de prestar auxílio à população com sintomas ou positivados para o coronavírus via WhatsApp, foi retirado devido a baixa procura.
Segundo Acélio Casagrande, a Secretária de Saúde já alinha um retorno que pode acontecer dentro de dois dias. “É importante porque a pessoa não se desloca, consegue fazer uma avaliação e ter atendimento, agendamentos e recomendações”, disse.
Vacinação em crianças na capital de Santa Catarina
Em Florianópolis, a vacinação em crianças iniciou no último sábado, 15, com o grupo que possui comorbidade ou deficiência. A capital recebeu 38,9 mil doses e, somente na região, existem 38 mil pessoas da faixa etária de 5 a 11 anos.
Segundo informações do Secretário da Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, também em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o Ministério da Saúde deve enviar novas doses até terça-feira, 18.
Motta ainda frisou que até o início das aulas, as crianças precisam estar 100% vacinas com pelo menos a primeira dose. A aplicação é feita mediante apresentação da certidão de nascimento e CPF e a presença dos pais ou autorização autenticada.
Ouça as entrevistas completas abaixo: