Muitas pessoas não sabem, mas há 12 anos, o Grupo Marista oferta estudos de forma 100% gratuita, através da Escola Social Irmão Walmir, localizada no bairro Renascer, em Criciúma. O colégio atende da 6ª série até o terceiro ano do Ensino Médio.
Dentro do Brasil, existem 18 escolas sociais subsidiadas pelo Grupo Marista. Segundo o diretor do instituto, Luciano Mendes Pereira, o colégio recebia 80 alunos, agora, atende mais de 300 estudantes nos períodos matutino e vespertino. Todo o ensino é disponibilizado gratuitamente, desde o uniforme até a alimentação.
A estrutura pedagógica é a mesma da Escola Marista do Pio Corrêa. É utilizado o mesmo material didático, bem como, o processo pedagógico. "Nada é modificado. Só não temos o mesmo quadro de colaboradores, pois uma instituição atua com o ensino pago e a outra com ensino gratuito”, comenta o diretor.
Além do ensino, o colégio tem um projeto em incentivo ao esporte, que é disponibilizado para toda comunidade, não só aos alunos. No total, são cinco modalidades esportivas são oferecidas no espaço interno e externo da escola.
“A nossa proposta é o desenvolvimento social daquela comunidade. Nossa contribuição enquanto Grupo Marista é a transformação social”, ressaltou Luciano.
Outros projetos dentro da Escola Social
Voz do Renascer: Visa levantar as necessidades do bairro e dar voz aquela comunidade. No sentido de buscar do seu direito;
Conectando Saberes: Trabalha com as mídias sociais, a rádio, a televisão e aos tipos de jornais;
Laboratório de Aprendizagem: Criado para desenvolver alunos que tem algum tipo de deficiência ou comorbidade;
Jornada Ampliada: Com o objetivo de atender alunos com dificuldade de aprendizagem.