Há algumas semanas a secretaria de Saúde de Criciúma realiza reuniões com técnicos para tratar de medidas preventivas contra o coronavírus. É a informação passada pelo prefeito Clésio Salvaro em entrevista ao Programa Adelor Lessa, para falar sobre as precauções que o município pode tomar contra a pandemia, que chegou aos cinco continentes do mundo e tem dois casos confirmados em Santa Catarina - ambos em Florianópolis. Em Criciúma, são sete casos suspeitos e até o momento nenhum confirmado.
Uma dessas reuniões ocorreu no fim da tarde de quinta-feira, 12. Segundo Salvaro, a previsão é sim de que o vírus chegue com maior impacto na região nos próximos dias, mas não há motivo para alarmismo.
"A informação que recebemos dos médicos infectologistas é de que nos próximos dias ele chegará com muita intensidade na região e Estado. Medidas estão sendo tomadas de forma cautelosa. Não há motivo de pânico, não temos casos confirmados em Criciúma", disse Salvaro.
O município instalou um comitê de acompanhamento com profissionais da prefeitura e de hospitais, segundo Salvaro. Também foi selecionada uma equipe de voluntários: a linha adotada no combate, até o momento, é preventivo. Uma das ações prevê a antecipação da inauguração da Unidade Central de Saúde do Centro.
"Nós vamos antecipar, procurar fazer a mudança e deixar aquele ambiente como central de triagem. Os profissionais entendem que aquele local é adequado para isso, pois tem os equipamentos necessários para um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado", explicou Salvaro.
O prefeito destaca que medida semelhante foi adotada no surto de H1N1 em 2010. "Não há comitê de crise, há comitê de acompanhamento, dado a expectativa do aumento que pode ser assustador para o estado e país", apontou Salvaro.
Os Jogos Abertos da Terceira Idade, previsto para começar no dia 25 de abril, deve ser cancelado, segundo Salvaro. "Vai trazer 4 a 5 mil idosos para a cidade, colocando-os no mesmo local? São medidas que tomamos para evitar a propagação desse vírus. É uma decisão que depende do governo da cidade e do Estado", afirmou. "A cidade continua rodando de forma normal, sem problema algum. Comércio, indústrias trabalhando normal e as aulas também normal", concluiu o prefeito.