Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma instala comitê preventivo ao coronavírus

Prefeito Salvaro afirmou que vírus deve chegar com força na região nos próximos dias, mas destacou que não há necessidade para pânico

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 13/03/2020 - 08:06 Atualizado em 13/03/2020 - 08:17
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há algumas semanas a secretaria de Saúde de Criciúma realiza reuniões com técnicos para tratar de medidas preventivas contra o coronavírus. É a informação passada pelo prefeito Clésio Salvaro em entrevista ao Programa Adelor Lessa, para falar sobre as precauções que o município pode tomar contra a pandemia, que chegou aos cinco continentes do mundo e tem dois casos confirmados em Santa Catarina - ambos em Florianópolis. Em Criciúma, são sete casos suspeitos e até o momento nenhum confirmado.

Uma dessas reuniões ocorreu no fim da tarde de quinta-feira, 12. Segundo Salvaro, a previsão é sim de que o vírus chegue com maior impacto na região nos próximos dias, mas não há motivo para alarmismo.

"A informação que recebemos dos médicos infectologistas é de que nos próximos dias ele chegará com muita intensidade na região e Estado. Medidas estão sendo tomadas de forma cautelosa. Não há motivo de pânico, não temos casos confirmados em Criciúma", disse Salvaro.

O município instalou um comitê de acompanhamento com profissionais da prefeitura e de hospitais, segundo Salvaro. Também foi selecionada uma equipe de voluntários: a linha adotada no combate, até o momento, é preventivo. Uma das ações prevê a antecipação da inauguração da Unidade Central de Saúde do Centro.

"Nós vamos antecipar, procurar fazer a mudança e deixar aquele ambiente como central de triagem. Os profissionais entendem que aquele local é adequado para isso, pois tem os equipamentos necessários para um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado", explicou Salvaro.

O prefeito destaca que medida semelhante foi adotada no surto de H1N1 em 2010. "Não há comitê de crise, há comitê de acompanhamento, dado a expectativa do aumento que pode ser assustador para o estado e país", apontou Salvaro.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade, previsto para começar no dia 25 de abril, deve ser cancelado, segundo Salvaro. "Vai trazer 4 a 5 mil idosos para a cidade, colocando-os no mesmo local? São medidas que tomamos para evitar a propagação desse vírus. É uma decisão que depende do governo da cidade e do Estado", afirmou. "A cidade continua rodando de forma normal, sem problema algum. Comércio, indústrias trabalhando normal e as aulas também normal", concluiu o prefeito.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito