Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma oferece vacinas contra a gripe

Campanha foi encerrada ontem e as doses que restaram estão ao dispor da população. A cidade alcançar 77% da meta

Por Redação Criciúma, SC, 01/07/2020 - 16:39 Atualizado em 01/07/2020 - 16:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo após o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o município de Criciúma seguirá aplicando a vacina. A partir desta quarta-feira, 1º, doses serão aplicadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) na população em geral.

A Secretaria de Saúde dispõe de 12 mil vacinas, porém, quatro mil serão reservadas para crianças que precisam da segunda dose, mulheres em período de gravidez que ainda não foram vacinas, e futuras gestantes. 

“Faremos essa reserva até fevereiro do ano que vem, quando está prevista a campanha de 2021. É um processo natural, que ocorre todos os anos, e como estamos com um bom número de doses disponíveis conseguiremos reservar esse quantitativo”, destaca a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização do município, Kelli Barp Zanette.

As demais vacinas estarão disponíveis também para categorias que não foram contempladas na campanha deste ano. “Temos oito mil doses à disposição da população. Acreditamos que a procura deverá ser grande, pois durante a campanha muitas pessoas que não estão inclusas nos procuraram no intuito de serem vacinadas”, afirma Kelli.

Na Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza de 2020, o município de Criciúma vacinou mais de 65 mil pessoas, totalizando 77,7% da meta a ser atingida.

No estado

A 22ª Campanha de Vacinação contra a gripe chegou ao fim na terça-feira, dia 30 de junho, após mais de três meses de duração. Santa Catarina não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar, ao menos, 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários. Da população total de 2.674.128 pessoas que deveriam ter tomado a dose, apenas 74,65% se imunizaram. 

Por isso, as vacinas continuam disponíveis, prioritariamente, para a população dos grupos de risco, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. No entanto, pessoas que não fazem parte dos grupos e têm interesse em tomar a dose, também podem procurar uma unidade de saúde. A medida evita que haja desperdício de doses. A vacina fica disponível até que os estoques sejam encerrados. O estado de SC recebeu um total de 2.706.200 doses para a campanha. 

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Lia Quaresma Coimbra, atribui a baixa procura pela vacina, em grande parte, pela pandemia do coronavírus. ”A gente acredita que muitas pessoas ainda estão receosas em sair de casa, mesmo tomando todos os cuidados necessários e isso acabou refletindo na cobertura vacinal”, explica. Em anos anteriores, o estado obteve melhores resultados na Campanha de Vacinação contra a gripe. Em 2019, a cobertura ficou em 87,27%. Em 2018, em 92,03%. 

A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e não causa a gripe, pois é fabricada com vírus morto. Ela tem como objetivo evitar os casos graves, internações e óbitos pela doença. Além disso, neste momento, apesar de não oferecer imunidade contra o coronavírus, é uma importante ferramenta no diagnóstico da Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são bem parecidos.

Os números da vacinação por grupos em Santa Catarina:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito