Criciúma pode receber nas próximas semanas mais 30 leitos de UTI para auxiliar no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus. O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, adiantou a informação em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta segunda-feira, 22.
Confira também:
Covid-19: Aumento de internações preocupa e Criciúma pode retomar restrições
O município já habilitou, no Hospital São José, mais 10 leitos de UTI, com equipamentos oriundos do Governo Estadual. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disponibilizou para Criciúma os 30 leitos, que poderiam chegar em três remessas. "Ele consegue o respirador, mas faltam outros equipamentos. Estamos tentando administrar isso entre o hospital e o estado", comentou o Acélio
Com a chegada dos novos equipamentos, o Hospital São José passaria a ter 58 leitos de UTI. No início da pandemia, eram apenas 18 leitos disponibilizados exclusivamente para tratamento de pacientes com sintomas respiratórios.
Hoje, a UTI está com 50% de lotação. Dos 28 leitos, 14 já estão ocupados por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. Em Criciúma, contabilizando o São José e a Unimed, são 46 pessoas internadas em UTI e enfermaria com sintomas respiratórios.