Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma pratica primeira ação de acolhimento para pessoas em situação de rua do ano

Abordagem contou com a participação do prefeito e do vice

Por Redação Criciúma, 11/01/2025 - 15:50
Fotos: Gregori Flauzino/Decom
Fotos: Gregori Flauzino/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizaram uma ação de abordagem de rua, com a participação do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, e do vice-prefeito Salésio Lima, nessa sexta-feira (10).

As equipes percorreram os bairros Centro, Santa Luzia, Próspera e Pinheirinho com o objetivo de oferecer apoio e assistência a pessoas em situação de rua. Durante a ação, 15 moradores aceitaram a internação voluntária e foram encaminhados para os leitos clínicos contratados pela Prefeitura. 

A operação foi coordenada pelos secretários Dudi Sônego (Assistência Social) e Deivid Freitas (Saúde), com apoio de equipes formadas por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, que formalizavam a documentação para a condução imediata assim que o morador concordava com o acolhimento.

O prefeito Vagner autorizou a contratação de 150 leitos para ampliar o atendimento. Com os novos 15 internados, o número de pessoas acolhidas chega a 59.  A Secretaria de Assistência Social estima que cerca de 280 moradores vivam em situação de rua na cidade. Novas operações estão previstas para as próximas semanas.

Em contato direto com os moradores abordados, o prefeito ressaltou a importância de ações humanizadas. "Nós, gestores públicos, temos a responsabilidade de não desistir das pessoas, transformar realidades e acolher sentimentos, sempre focando na segurança da população e evitando o aumento dos moradores de rua", afirmou Espíndola. O prefeito destaca também o compromisso da gestão em promover ações firmes e resolutivas, oferecer oportunidades de recuperação e dignidade para quem enfrenta a vulnerabilidade social.

 

 

Uma campanha de conscientização será lançada na próxima semana para orientar as pessoas a não oferecer esmolas.  O material também vai comunicar sobre os novos processos da gestão quanto às abordagens e divulgar contatos da assistência social para denúncias.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito