Os casos de furtos de fios de energia elétrica em Criciúma vêm sendo cada vez mais frequentes e causando prejuízos em espaços da cidade. Segundo a Celesc, aproximadamente uma tonelada de fios foram roubados nos últimos 15 meses.
A Celesc Distribuição é responsável pelo suprimento de energia elétrica para aproximadamente 92% do território catarinense. A prática de furto de fios é recorrente a nível nacional. Em Criciúma todos os bairros possuem registros, mas a maior quantidade está concentrada nos bairros Pinheirinho, Santo Antônio, Milanese e Santa Augusta.
Em 2021 foram cerca de 300 chamadas atendidas pela Celesc devido a furtos de fios. Em nota, a companhia informou que “o prejuízo financeiro é enorme, pois além do material temos o custo social dos furtos com paralisação das atividades comerciais, de educação, etc”.
Leia também - Até setembro, Via Rápida estará iluminada
Consequências
Para revendê-los em estabelecimentos que fazem a receptação dos itens roubados, os criminosos se expõem ao risco de choque elétrico. “Qualquer pessoa que entra em contato com a rede sem o devido preparo e material de proteção adequado está sujeita à descarga elétrica que pode levar à morte”, alerta a Celesc, na mesma nota.
As consequências dos furtos de componentes da rede elétrica envolvem risco de choque elétrico, perda de material, danos à rede, prejuízo financeiro e transtorno para a população com a interrupção do fornecimento de energia.
Como proceder
A colaboração dos consumidores no combate a essa prática é importante e pode ser feita por meio de denúncias. Em caso de furto, é necessário contatar imediatamente a Polícia Militar (191) e a Celesc pelo 08000 048 0196, além de registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.
Após o registro do consumidor, a Celesc faz a reposição dos cabos de condução de energia elétrica. Caso a fiação furtada não seja de propriedade da companhia, as equipes orientam os consumidores para que a reposição seja feita por um profissional habilitado para evitar acidentes com a energia elétrica.