O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é relator de um despacho de 18 páginas sobre as manifestações antidemocráticas que aconteceram no domingo (8). Ele determinou o bloqueio de 17 perfis identificados pela Polícia Federal que estiveram no ato, dentre eles, o do criciumense Kenedy Colvello.
O catarinense utilizou o seu perfil no Instagram para compartilhar que estava em Brasília fazendo parte do ato. Ao tentar acessar a página dele, aparece a seguinte mensagem: “O link que você clicou pode não estar funcionando ou a página pode ter sido removida”.
As empresas Facebook, Tiktok e Twitter tiveram prazo de até duas horas para o bloqueio das 17 pessoas ou iriam sofrer multas de R$ 100 mil.
Além dos perfis, o ministro pediu a apreensão e bloqueio de todos os ônibus utilizados para transporte de manifestantes - cerca de 87. Eles já foram identificados pela Polícia Federal. Até o dia 31 de janeiro, qualquer caminhão e ônibus como manifestantes estão proibidos no Distrito Federal.
Também foi solicitado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que envie os autos de todos os veículos que ingressaram no DF entre os dias 5 e 8 de janeiro.
Confira o documento na íntegra:
Alexandre de Moraes by 4oito on Scribd