Dividir conhecimento, trazer novas informações diariamente e ver um estudante crescer. Assim é o dia a dia de um professor. Para muitos, ser docente é uma missão e deve ser realizada com amor e respeito ao próximo. Jaqueline Batista da Silva Taufembach e Cristiano Ávila Salomão são professores das Faculdades Esucri e todos os dias propagam aprendizagem nas salas de aula, mas antes também foram alunos da instituição.
"Fui estudante do Colégio Universitário no Ensino Médio e depois ingressei na faculdade de Psicologia. Sou da primeira turma que se formou na instituição. Escolhi a Esucri para minha graduação, pois me identifiquei com o método de ensino do colégio, já me sentia familiarizada com a instituição e pelo local de fácil acesso", conta Jaqueline, de 30 anos.
A escolha ainda pelo Colégio Universitário foi dos pais. "Eles procuravam um ensino de qualidade, mas que fosse acessível. Encontraram a entidade como lugar de desenvolvimento para minha vida pessoal e profissional. Desde então, houve uma identidade formada dentro de mim, como fazendo parte da família Esucri. Minha dedicação aos estudos e a formação profissional foram abrindo portas e sendo reconhecidas pela Esucri", detalha.
Ela fez sua primeira pós-graduação também na Esucri. "A primeira foi em Coaching e Liderança, a segunda foi em Gestão Estratégica de Pessoas. Sinto que faço parte da Esucri e a instituição faz parte de mim. Desde os meus 15 anos tenho relação com faculdade. Sentimento de familiaridade, zelo e carinho. Cada mudança e evolução da Esucri, sinto que faço parte e que me evolui também", afirma.
Jaqueline conta que quando estava na graduação, começou um estágio na Esucri e na clínica escola. "Logo após recebi o convite para um estágio remunerado. Quando me formei em 2014, fui efetivada pela instituição, cuidando da Clínica Escola (SPAE), serviço de psicologia aplicada da Esucri. No ano de 2016, a professora Samira Maffiolete entrou de licença maternidade e ela lecionava a disciplina de Psicologia Familiar e Sistêmica, uma área de concentração de estudos meus. Então fui convidada para substituí-la em sua licença. Logo após mantive continuidade na instituição como professora e em outras disciplinas até hoje", lembra.
Atualmente, Jaqueline é professora do curso de Psicologia nas disciplinas de Psicologia Familiar, Desenvolvimento Adolescente, entre outras. Além disso, ela também leciona no curso de Nutrição com a disciplina de Transtornos Alimentares. Já foi professora nos cursos de Enfermagem, Educação Física e Administração.
"O dia do professor é um dia muito especial por ser o reconhecimento de todo serviço prestado dos professores à sociedade, desenvolvendo as pessoas para encontrar seu melhor lado pessoal e profissional. Me sinto representada neste dia", destaca. "Lecionar para mim é uma arte. Meus primeiros professores foram meus pais, me ensinando o dom do amor e da vida. Profissionalmente, sinto-me realizada em levar a psicologia com amor, como ciência e profissão, deixando uma marca na vida dos estudantes", acrescenta.
Uma família Esucri
Cristiano Ávila Salomão exerce a profissão de Tech Manager em Produtos Digitais e também é professor nas Faculdades Esucri. Ele foi aluno do curso Sistemas de Informação. "Iniciei a faculdade em 2003 e me formei em 2007. Sempre tive interesse em atuar na área de tecnologia. A grade do curso me chamou bastante atenção na época e ia ao encontro do que eu estava buscando", revela.
Ele tem duas especializações também pela instituição: uma em Gerenciamento de Projetos em Tecnologia da Informação e outra em Engenharia de Software. "A Esucri é praticamente uma segunda casa, Tive a oportunidade de criar grandes amizades e me especializar na minha área. Aqui tive a oportunidade de ganhar mais conhecimento, ver outras perspectivas de mercado e também fazer amizades duradouras", ressalta.
Além disso, o filho de Cristiano, Gustavo Dalanholli Salomão, também está estudando nas Faculdades Esucri. "Ele está cursando Sistemas de Informação. Como ele fez curso técnico na área, tinha muito interesse em continuar os seus estudos por conhecer bem a fundo a grade do curso e os profissionais que compõem o quadro de professores. Com certeza ele poderá se aperfeiçoar muito na área de tecnologia", comenta.
Atualmente, Cristiano leciona no curso de Bacharelado de Sistemas de Informação. "Abriu um processo seletivo na instituição. Como eu sempre foquei em atuar na área de desenvolvimento de soluções para internet e durante as especializações conversava bastante com a coordenadora do curso, professora Andréia Ana Bernardini, sobre a possibilidade de lecionar, fui convidado por ela para participar do processo seletivo e fui selecionado para compor o corpo docente", conta.
Salomão é responsável pelas disciplinas de Programação para Internet 1 e 2. "Em 2023 completo 11 anos como professor na instituição. O dia do professor é sempre uma data muito especial, não só para mim, mas para todos os mestres que se dispõem a disseminar conhecimento, instigar os alunos a buscarem mais conhecimento e motivá-los a nunca parar de aprender", observa. Atualmente, ele está cursando mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade Federal de Santa Catarina de Araranguá.
Ele conta que lecionar é aprender em dobro. "Ser professor tem um grande impacto na vida das pessoas. No momento que você está dentro de uma sala de aula você está moldando o futuro de alguém e precisamos estar sempre motivados e engajados para contribuir de maneira positiva na vida de cada um que aprende com os nossos ensinamentos", finaliza.