"O extremo Sul já é um canteiro de obras. Mas o que estamos planejando para 2022 é muito maior". Foi com esse entusiasmo que o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, chegou a Balneário Gaivota no fim da manhã desta quinta-feira (10) para o ato de repasse de R$ 38 milhões para pavimentar trecho de 23 quilômetros da rodovia Caminhos do Mar no município.
"Vamos dar prosseguimento por meio de convênio, repassando recursos às prefeituras. Tão logo as outras prefeituras finalizarem os projetos, podem nos encaminhar, celebramos o convênio e repassamos o recurso", afirmou, referindo-se à rodovia que tem por meta ligar Passo de Torres, no extremo Sul, a Laguna.
Problemas na Serra do Faxinal
No ato em Balneário Gaivota, Vieira confirmou que houve novamente falta de interessados na licitação para pavimentar a SC-290, na Serra do Faxinal em Praia Grande. Além da licença ambiental que ainda não está garantida, houve dessa vez uma dificuldade envolvendo a empresa que se candidatou ao contrato.
"A questão ambiental é frustrante, mas para mim também, que tenho batalhado para tornar ela realidade, saímos de mais uma licitação sem sucesso. Além da licença, a primeira licitação deu deserta, na segunda havia empresa com capacidade técnica mas faltaram questões formais, teremos que novamente lançar licitação. Somos teimosos e enquanto estivermos aqui, brigaremos pela Serra do Faxinal", informou. "É uma obra emblemática, que representa uma nova economia. Até então o extremo Sul era do arroz, do pescado, hoje em dia acreditamos que além desses potenciais teremos o turismo e o Faxinal vai colaborar com isso", completou.
"A Caminhos do Mar é uma prioridade"
O secretário reforçou a importância que tem para o Governo do Estado a sequência do projeto da Caminhos do Mar. "Basta andar pela região e ver que essa obra vai integrar a região e gerar desenvolvimento, transformando e marcando novo momento", salientou.
O trecho de Balneário Gaivota a Balneário Arroio do Silva é o mais bem encaminhado. "Essa primeira etapa está bem consolidada, de Passo de Torres a Araranguá. Balneário Gaivota, Arroio do Silva e Araranguá, o caminho está consolidado, não há grandes mudanças. Em Arroio do Silva tem uma discussão sobre traçado", sublinhou o secretário.
O mais problema reside em Passo de Torres, onde a prefeitura ainda tem dúvidas sobre o traçado a ser escolhido. Há duas opções em pauta. "O maior ponto de indefinição é o trecho de Passo de Torres. A cidade está organizando um novo polo industrial e eles precisam adequar na prefeitura", comentou. "Nós estamos recebendo Balneário Gaivota, Arroio do Silva está com o projeto praticamente pronto e na medida em que os prefeitos forem encaminhando, vamos dar prosseguimento", reforçou.
Thiago Vieira lembrou que há duas obras envolvendo pontes que são estratégicas para a Caminhos do Mar na região Sul. "Temos duas obras importantes de pontes, uma em Ilhas, a todo vapor, ligando Araranguá ao Rincão. Quem passa pela região percebe que a ponte está saindo do papel", afirmou. "Na junção com Laguna temos a ponte do Pontal, que será uma realidade embora muitos pensem e trabalhem ao contrário. São mais de 2 mil pranchas do projeto, um grande investimento para que a gente ligue a Amurel com o extremo Sul e passando pelo Balneário Rincão", completou.
Jacinto Machado e Cocal do Sul em pauta
Ainda nesta quinta, Thiago Vieira cumpre agendas em Maracajá, onde entregará ordens de serviço para a pavimentação do acesso ao Parque Ecológico e para reforma do ponto base da Polícia Ambiental. Estará, mais tarde, em Cocal do Sul, em visita às obras da SC-442 e à área industrial.
Mais cedo, ele esteve em Jacinto Machado, vistoriando as obras da SC-108 com o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB). "Verificamos para acelerar a obra de pavimentação na SC-108. Há mais de 20 anos não era pavimentada uma nova rodovia no extremo Sul. A SC-108 rompe com esse lapso e passa a ser mais uma importante rodovia do extremo Sul", afirmou.
Anel Viário
O secretário apontou, ainda, detalhes da obra do Anel de Contorno Viário de Criciúma, cuja empresa ganhadora da licitação foi a Setep Construções, com investimento de R$ 20 milhões em um trecho de 2,6 quilômetros. Ele destacou, ainda, o andamento da revitalização da Rodovia Jorge Lacerda.
"Em Criciúma a gente pretende finalizar em março a Jorge Lacerda, depois de mais de 10 anos esburacada, 30 anos esperando por uma reforma será inaugurada. Conseguimos homologar a Setep para o Anel Viário, falamos de anos de espera. Nós vamos estar integrando essa região", frisou.
O montante dos investimentos
"São obras com recursos próprios, o dinheiro ia para o lixo, para o ralo, os recursos não eram bem aplicados. Com uma gestão proba e transparente estamos colocando o dinheiro onde deve estar", ponderou Thiago. "Quase R$ 1 bilhão de investimento no Sul, algo que nunca aconteceu na história. No ano passado, R$ 1 milhão era muito, brigar por R$ 100 mil era muito. Hoje colocamos R$ 5 milhões aqui, R$ 2 milhões ali, com dinheiro do cidadão, está voltando para benefícios de todos", emendou. "Suprapartidário. Não importa se é vermelho, azul ou amarelo, importa que é catarinense. O grande legado do Plano 1000 é, além dos investimentos, tratar todos de forma igual", finalizou.
Ouça a entrevista do secretário Thiago Vieira no podcast: