A previsão para a sexta-feira, 14, é de que durante o dia a temperatura chegue aos 37ºC na região de Criciúma. O calor persiste durante o fim de semana e a Defesa Civil da região já trabalha para enfrentar essa onda de calor.
"Nesse momento estamos preocupados com a comunicação da onda de calor. Informar a população sobre isso. A gente fala de 'onda', pois tem a persistência desse calor por alguns dias seguidos", explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Sivleira, ao programa Ponto Final da Rádio Som Maior.
Sexta-feira com temperaturas de até 37ºC e pancadas de chuva
Conforme o coordenador, há a possibilidade de alagamentos e enxurradas, em decorrência do forte calor. "Há quatro pontos do estado que estão mais afetados com o calor e entre os pontos, está o litoral sul catarinense", completou.
As dicas da Defesa Civil são a ingestão de líquidos e tentar fugir do forte calor. "Indicamos ingerir bastante água. Não ingerir muito álcool. Ainda, precisamos ter um cuidado especial com crinças, idosos e pets. Também indicamos diminuir a exposição ao sol e utilizar roupas mais claras, como brancas e amarelas, além de tecidos mais largos e que não afetem tanto a pele", indicou.
Silveira também indica procurar locais arejados. "Nos veículos que ficam no sol, indicamos abrir as portas e esperar ventilar aquele forte calor dentro do veículo. Além de procurar locais arejados e com boa ventilação. Se possível, procurar locais com ar condicionado", completou.