O transporte coletivo está retomado em três turnos em Criciúma desde esta segunda-feira, 8, após mais de 80 dias de suspensão do serviço por conta da pandemia de Covid-19. Mas a volta foi tímida. Nos dois primeiros turnos, a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) contabilizou apenas 906 passageiros, somando os ônibus em operação das 6h30min às 8h30min e das 11h22min às 13h30min.
Confira também - Menos de mil passageiros em cerca de quatro horas
"Muito pouco, mas esperávamos isso", reconheceu o presidente da ACTU, Everton Trento. A expectativa é de crescimento nos números a partir da próxima semana. "Primeiro dia do retorno do transporte coletivo, fazendo uma visita, andei de ônibus", contou o prefeito Clésio Salvaro. Ele fez uma viagem no Amarelinho acompanhado do presidente do Sindicato dos Motoristas, Clésio Fernandes, o Buba, do vice-prefeito Ricardo Fabris e o presidente da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Gustavo Medeiros.
Salvaro deixou um pedido aos usuários: para que voltem aos ônibus. "Queria aproveitar e pedir para você, use o ônibus, é o transporte seguro, mas use com todas as medidas protetivas, álcool gel que é disponibilizado, sem máscara, não tente entrar no ônibus sem ela", destacou, frisando a importância de adoção das medidas protetivas. No decreto que assinou na última semana, o prefeito determinou que, caso haja um passageiro sem máscara, o ônibus não arranca e a Polícia Militar deve ser acionada. "Só assim vamos fazer que a cidade volte a crescer e a UTI vazia. UTI vazia e o povo trabalhando", completou.
Segundo dia
O início do segundo dia está sendo bastante tranquilo no sistema nesta terça-feira, 9. Na primeira meia hora, até as 7h, poucos passageiros passaram pelo Terminal Central. A reportagem constatou que 100% das pessoas estão utilizando máscaras no Terminal, e há álcool gel disponível.
Os ônibus brancos vão para os bairros e, quando retornam para os terminais da Próspera e Pinheirinho, o passageiro não precisa descer para ir para o Centro. A partir daí, ele se transforma em Expresso e viaja até o Centro, para diminuir o número de passageiros dentro dos Amarelinhos. A providência já foi adotada ontem e está reforçada hoje pela ACTU.