Seis deputados bolsonaristas de Santa Catarina assinaram um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em razão das falas sobre a atuação militar de Israel em Gaza.
Até a publicação desta matéria, os parlamentares catarinenses que endossaram o pedido são Júlia Zanatta (PL), Daniel Freitas (PL), Carol de Toni (PL), Daniela Reinehr (PL), Zé Trovão (PL) e Gilson Marques (Novo). O protocolo será feito pela deputada Carla Zambelli (PL/SP). Há 66 assinaturas.
Na avaliação de Carla Zambelli, o crime de responsabilidade fica configurado pelo que a lei prevê como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Entenda o caso
Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia, o presidente brasileiro classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”.
"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças", disse Lula, segundo a Agência Brasil.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou as declarações e declarou Lula 'persona non grata' no país enquanto o presidente não se desculpar ou se retrarar.