As escolas de Santa Catarina promoveram neste sábado, 30, o tradicional Dia da Família na Escola, com o tema: “Educação, relações de trabalho e empatia”. Diversas atividades foram realizadas com a presença da comunidade nas unidades, após dois anos em que a comemoração não foi realizada de forma presencial por conta da pandemia.
"Momento importante por estarmos novamente juntos na escola: professores, estudantes e famílias. O sucesso da educação depende dessa parceria. E se todos estivermos caminhando na mesma direção, teremos um ensino cada vez mais qualificado. É com esses estudantes que vamos transformar Santa Catarina para que seja cada vez um lugar melhor", destaca o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.
O secretário esteve presente nas atividades realizadas pela EEB Juscelino Kubitechk, em São José. A escola promoveu oficinas de origami, pintura facial, boliche, escultura de balão, contação de histórias e apresentação do coral de alunos do Ensino Fundamental. Além disso, foram ofertadas em parceria com o Senai as oficinas de elétrica básica, de robótica, de elaboração de currículo e oportunidades de vagas.
"É muito importante essa presença da família na escola. Quando os pais participam das atividades, o aluno fica feliz e se sente valorizado. Hoje no coral, muitos pais vieram assistir e se emocionaram, choraram, e assim conhecem mais sobre o que o aluno está fazendo na escola", conta a diretora Eunice Knoner Campos.
O secretário também participou das atividades da EEB Pero Vaz de Caminha, em Florianópolis. Além de visitar as novas instalações da unidade, enquanto o prédio da escola é reformado, Vitor Balthazar conversou com pais, estudantes e professores, acompanhado por representantes do Movimento Santa Catarina pela Educação.
O gerente-executivo do SESI e do SENAI na região Sul, Luciano Mattiazzi Baumgartner, participou da visita e frisou que essa relação entre família e escola precisa ser constantemente fortalecida. "Conseguimos evoluir muito mais na educação quando a família está envolvida no processo. Hoje trouxemos oficinas de robótica e elétrica básica e também a nossa plataforma do Movimento SC pela Educação para que, assim, possamos conectar as pessoas da comunidade às oportunidades de emprego”.
Programação variada
A criatividade marcou as atividades realizadas nas unidades estaduais: teve gincana, jogos e recreação em família, contação de histórias, troca de livros, oficinas de tecnologia, atividades nos laboratórios de ciências, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional, estandes com opção de carreira, entre outras.
Saiba mais
O evento é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação que foi transformada em lei estadual em 2016. Além das unidades escolares da rede estadual, participam as escolas municipais e a rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat) de todo o estado.