A implantação de ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes, matriculados nas escolas da rede pública de ensino de Içara foi sugerida via anteprojeto de lei, de autoria do vereador Flávio Felisberto (MDB).
A indicação ao chefe do Poder Executivo apresenta proposta com objetivo de efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce do diabetes em crianças e adolescentes; detectar a doença ou a possibilidade de a mesma vir a ocorrer; buscar evitar ou protelar seu aparecimento; evitar ou diminuir as graves complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser portador de diabetes.
"É cada vez mais comum o diagnóstico de diabetes em crianças e adolescentes. A educação alimentar deve se apresentar não só na teoria, mas também na prática, no dia a dia de nossas crianças em idade escolar", defende Felisberto.
Conforme a redação do anteprojeto, visando à concretização dos objetivos das ações, algumas medidas deverão ser adotadas pelas escolas como: identificação, cadastro e acompanhamento de crianças e adolescentes portadores de diabetes; conscientização de pacientes, pais, alunos, professores e outras pessoas que desenvolvam atividades junto às escolas, quanto aos sintomas, gravidade da doença e sintomas da hipoglicemia; fornecimento de alimentação adequada às necessidades especiais; consulta médica e exame para confirmação da doença, e ser for o caso o adequado atendimento.