O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) liberou 9 quilômetros de pavimentação da BR 285 em Timbé do Sul.
O anúncio foi feito nas redes social pelo minístro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas:
A partir do pórtico de entrada da cidade os usuários terão duas alternativas: quem quer ir para a parte central do município usa a estrada antiga, já quem quer se dirigir para a Serra da Rocinha, em direção ao Rio Grande do Sul, vai poder contar com a nova alternativa que é o contorno de Timbé do Sul. "Liberamos até o pé da serra. Tudo com pavimento flexível. Ficou ótimo para os motoristas", afirma o engenheiro Névio Carvalho, responsável pela obra.
Em princípio o Dnit esperava concluir todo o trecho catarinense até dezembro desse ano, mas segundo o engenheiro Névio Carvalho alguns problemas podem fazer com que o prazo seja estendido.
"Trabalhávamos com a possibilidade inicial de entrega em dezembro, porém achamos outros pontos que necessitavam de manutenção. Por isso colocamos telas de segurança para evitar o escorregamento de terra na Serra da Rocinha. As chuvas também prejudicam os trabalhos."
Névio explica que se trata de uma obra complexa e com muitos detalhes. "A parte urbana concluímos 100%. Mas envolve uma serra de 13 quilômetros. 8 dos 13 já estão já estão prontos. Porém dos cinco restantes um quilômetros ainda não tem largura para receber a pavimentação e por isso a dificuldade. Em todos esses trechos estamos trabalhando com contenção de encostas também"
Devido as obras o trânsito na serra da Rocinha volta a ter modificações. "A serra vai ficar fechada até o fim das obras, Vamos liberar somente em alguns momentos no chamado comboio. Estava liberado de segunda a sábado. Agora vamos liberar apenas nas segundas pela manhã e noite e sextas de manhã e a noite nos dois sentidos", orienta o engenheiro.
No trecho do Rio Grande do Sul ainda faltam licitar 8 quilômetros que levam a São José dos Ausentes. Após concluída, a BR 285 será de fundamental importância para o escoamento da produção gaúcha e catarinense e uma ligação com o Porto de Imbituba.