“Parece que o coração vai sair pela boca, de tanta alegria”, comemora a Dra. Amorilda. Ela é uma das voluntárias do Doutores da Vida, grupo de doutores palhaços que promovem a humanização do ambiente hospitalar em Sombrio e região.
O grupo, afastado dos hospitais, desde o início da pandemia do coronavírus, estava vivendo, segundo Dirlene Oliveira, sua coordenadora, “um tempo de abstinência”. Ela conta que a saudade dos pacientes era tanta, que nessa reabertura, não foi fácil formar o grupo para a visita. “Somos em 60. Não podemos levar toda essa gente para dentro do hospital, seria uma loucura nos corredores”, diz.
O grupo, ainda se utilizando de máscaras e muito álcool gel, visitou pacientes internados, em observação, e também no pós-operatório e emergência, levando brincadeiras, canções e alegria, também aos funcionários do Hospital Dom Joaquim, de Sombrio. Em um momento, um dos funcionários, utilizando do instrumento do violeiro do grupo, tocou e cantou, participando da ação e trazendo, ainda mais descontração ao ambiente.
Em vídeo postado em sua conta no Instagram (@doutoresdavidasc), a familiar de uma das pacientes expressa sua gratidão: “Vocês saírem das casas de vocês, do lar, do conforto, pra virem aqui, me arrepiei. Isso deve fazer muito bem pras almas de vocês e, em dobro, pras nossas almas”, declara.
Que graça é essa?
De acordo com o Ministério da Saúde, as ações dos palhaços em hospitais respondem às políticas públicas de humanização da ação médica. Além da inserção de arte, cultura e lazer nos hospitais, várias outras iniciativas ajudam a humanizar um ambiente. A Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (Humaniza SUS), desenvolvida pelo Ministério da Saúde, pretende estimular a sociedade e os gestores a buscar alternativas que amenizem a passagem do paciente por um hospital.
Resultados
“Alegria cura. O bom humor é contagiante. O som de gargalhadas é contagioso. Quando o riso é compartilhado, une as pessoas e aumenta a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis no organismo. O humor e o riso fortalecem o sistema imunológico, aumentam a energia, diminuem a dor e protegem você contra os efeitos nocivos do estresse”.
Segundo pesquisa realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, após a visita dos palhaços em seus quartos, há 85,4% de evidências clínicas de melhoras, 89,2% dos pacientes ficam mais colaborativos com os profissionais de saúde, 77,7% se alimentam melhor, 95,4% ficam mais ativas, 74,3% aceitam melhor os exames e procedimentos médicos e 96,3% ficam mais à vontade com o ambiente hospitalar. Esses números evidenciam a importância do trabalho.