O temporal do fim de semana atingiu alguns municípios da região de maneira intensa. Os estragos maiores foram registrados em Orleans, no sábado; Cocal do Sul e Criciúma, no domingo. “Ainda há duas famílias desalojadas. Uma em Orleans e a outra em Cocal do Sul. Temos mais sete a dez dias de possibilidade destas condições, então pedimos que as cidades estejam com as suas equipes de resposta preparadas”, salienta o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Ele destaca ainda dá dicas de como as pessoas devem agir em situações como estas registradas no fim de semana. “É preciso se proteger no momento da limpeza mas sempre que for necessário este tipo de contato, é importante chamar os órgãos responsáveis. Nunca sair enfrentando estas águas porque tem o perigo das doenças”, finaliza.
Em Cocal do Sul, relatório da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, entre outros, prestaram apoio em seis bairros. Na cidade, foram registrados 12 pontos de alagamentos, 2 quedas de muros, 1 família desalojada, 5 casas alagadas, 1 queda de poste, 2 rompimentos de drenagem, além de várias ocorrências de quedas de árvores e galhos.
Já em Orleans, foram 4 destelhadas com danos, 50 quedas de árvores, 4 pessoas desalojadas, 15 casas detalhadas sem danos, 1 ginásio municipal afetado, 3 postes de baixa tensão e 1 escola destelhada.