Em entrevista ao Programa Primeiras do Dia desta terça-feira, 21, o delegado e piloto dos Serviços Aeromédico e Aeropolicial (Saer/Sarasul) Gilberto Mondini afirmou que "foram cerca de 200 atendimentos" neste primeiro ano de funcionamento. Os serviços completam hoje um ano de operação na região Sul de Santa Catarina.
"É um serviço que deu muito certo. São 200 vidas preservadas e isso não tem preço. A aeronave é empregada em situações que, de fato, o tempo-resposta possa fazer diferença na saúde dessas pessoas. Então, para a gente é fantástico. O Saer/Sarasul foi um serviço implementado para servir toda a região sul de Santa Catarina. A gente veio para ficar e os números demonstram isso", afirmou Mondini.
De acordo com o delegado, o serviço atende as Associações dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Região de Laguna (Amurel), porém apenas uma delas arca com os custos totais. "Apenas a Amrec custeia a parte médica. Então, estamos em tratativas com as outras duas associações para que ajudem no custeio. Temos alguns materiais que são emprestados e outros que são mais custosos que a gente não tem ainda", disse ele.
Confira a entrevista completa: