Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“É importante as pessoas pensarem positivamente”, diz psicólogo sobre o isolamento

Profissional dá dicas que como enfrentar a quarentena

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 21/03/2020 - 15:18 Atualizado em 21/03/2020 - 15:28

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ainda é difícil prever de forma precisa os impactos que o coronavírus (Covid-19) terá na economia, na vida e no emocional das pessoas. Depressão, ansiedade, entre outras coisas podem acometer alguns, por isso é preciso ter atitudes positivas, aponta o Psicólogo, Jeverson Rogério Costa Reichow. “Difícil prever, mas é provável e já acontece das pessoas estarem ansiosos. O número de casos vai aumentar muito nos próximos dias. Estamos recebendo pedidos de atendimento de várias pessoas e esta situação pode se agravar. É importante que as pessoas pensem positivamente. Pensar em como pode ajudar o outro. Ativar o que tem de bom dentro de cada um. O bem em cada um é um excelente remédio para trabalhar as questões de ansiedade”, comenta.

O profissionais diz que o estado emocional negativo pode ser nocivo até para a condição imunológica. “Com um estado mental positivo podemos fazer isso pensando em como contribuir ajudando os outros. Tomar todas as medidas de cuidados, higiene que são necessários neste momento”, ressalta.

Reichow enfatiza ainda que é importante, neste momento que não se pode ter o contato social real, que se estipule outras formas de vínculos. “Com as pessoas dentro de casa ou rede de apoio social. Tem sido criados grupos de psicólogos se propondo a fazer atendimentos online. É possível criar outras redes de convívio”, cita.

Mudança de hábitos

Para alguns, a mudança de hábitos tem grandes impactos na vida. “As pessoas precisam mudar hábitos. Vão conviver dentro de suas casas com os familiares, próximos. Esta é uma mudança porque no dia a dia estamos envolvidos com os nossos afazeres. Questões pessoais e profissionais. Pode ser uma mudança criativa. Precisamos ver outras formas de lidar com esta situação”, diz.

Boas atitudes para dias de isolamento mais leves

Da janela, aplaudir os profissionais da saúde e da segurança que estão nas ruas. Ir na sacada com violão e animar os vizinhos. Atitudes simples, mas que fazem uma grande diferença para quem recebe o gesto e para quem o pratica. “Temos visto gestos bonitos de pessoas aplaudindo os profissionais da saúde, artistas cantando nas sacadas dos prédios. Tem tanta coisa que posso pensar tentando controlar algo que não tenho controle de fato, talvez esta seja a grande possibilidade. A atitude real que podemos fazer nesta hora”, finaliza.

 


 

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito