Nesta segunda-feira, 04, tem inícia a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Criciúma. Sobre o título autoexplicativo, duas representantes da Organização Não-Governamental Onda Autismo concederam entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.
"Eu penso que, primeiro de tudo, temos que aprender a nos colocar no lugar do outro. Hoje, sabemos que o autismo pode bater na porta de qualquer pessoa, então se começa a ver que são pessoas e que se deve respeito e acolhimento a eles. Antigamente, não se via autistas em escolas regulares", comentou a conselheira nacional da ONG, Elaine Cardoso, sobre a como lidar com pessoas que têm o espectro.
Já a conselheira municipal da Onda Autismo, Greice Sehnem, falou sobre a evolução das pessoas no tratamento com autistas, o que, segundo ela, melhorou bastante nos últimos anos.
"Nós encontramos muita gente do bem no caminho, muita gente querendo ajudar, que, às vezes, nem vivencia isso, mas que quer acolher. Eu tenho certeza que nossos filhos serão adultos que terão outro olhar para o autismo, porque desde já convivem com crianças autistas", explicou.
Ouça a entrevista na íntegra: