Participou da primeira edição de 2021 do EcoCria Talks o repórter da Rede Globo do Rio de Janeiro, EDivaldo Dondossola. Edivaldo nasceu em Forquilhinha e iniciou a carreira profissional na cidade de Criciúma, como free-lancer da então sucursal da Rede Globo, a RBS TV. O evento ocorreu de forma virtual.
Durante o bate papo com estudantes dos cursos de comunicação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), mediado pela coordenadora do EcoCria Caroline Bortot, Dondossola falou sobre os desafios da profissão, as mudanças de ares - de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, em trajetória que envolveu, além da RBS TV, as redes Bandeirantes e Record - e o aprendizado adquirido ao longo dos anos.
"Temos que valorizar as experiências do começo, porque lá na frente vai nos dar uma cancha. Saber fazer e como se portar", disse o repórter. Dondossola também falou sobre como foi a escolha da profissão.
"Quando eu estava na terceira série, qualquer coisa que parecia um microfone eu pegava e saía entrevistando as pessoas. Por ser de uma cidade pequena, os vizinhos sempre diziam 'você tem certeza que vai conseguir ser jornalista?'. Isso sempre foi motivação para mim. Sempre prestei atenção em como os repórteres que eu me espelhava faziam, como Marcelo Canellas e Pedro Bassan", disse.