De onde vem e para onde vai a água da chuva? O que podemos fazer com o lixo? Por que precisamos de uma horta na nossa escola? Mais do que apresentar respostas para tantas perguntas, o Programa A União Faz a Vida do Sicredi leva o aluno a ir em busca delas.
O resultado desse processo de descoberta e aprendizado que rompe os limites da sala de aula, está sendo apresentado pelos educandos da Escola Municipal Pe. Paulo Petruzzellis, que fazem parte da iniciativa. A mostra de projetos do Programa ocorre nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19 de agosto, na própria escola, no Bairro da Juventude, em Criciúma.
Depois de quase dois anos sem ocorrer presencialmente, a mostra de projetos tem sido um momento especial para os alunos. “É muito legal, estava com saudade dos meus colegas. Nesta volta a gente também foi conhecer uma televisão, pra entender como funcionam os meios de comunicação”, revela a aluna Manuéla Florêncio Antonio.
O Programa A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi e existe há 26 anos no país. No sul do estado, ele foi implementado em 2017 na Escola Pe. Paulo Petruzzellis, por meio de parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Criciúma.
Atualmente, a iniciativa alcança aproximadamente 370 alunos da educação infantil ao quarto ano. Em sala de aula, eles aprendem com a chamada “metodologia de projetos”, prevista pelo Programa. “O educando participa do movimento de aprendizagem e troca, é um exercício de autonomia e protagonismo. Iniciamos neste ano com a educação infantil, visitamos o museu, por exemplo, explorando outros espaços além da escola e da casa deles”, explica Luciane Ricardo, assessora pedagógica do Programa.
Para José Altair Back, presidente do conselho de administração do Bairro da Juventude e conselheiro de administração da Sicredi Sul SC, o A União Faz a Vida veio ao encontro do objetivo social da Instituição. “A experiência que o Programa proporciona para as crianças é única. Isso fará a diferença na vida delas”, conta Back.
Já o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, reafirma a proposta da Instituição Financeira Cooperativa com o Programa. “Nosso propósito é construir sociedades mais prósperas. Acreditamos que a educação carrega esse potencial como nenhuma outra área. Investir no A União Faz a Vida é apostar na formação de cidadãos mais conscientes e protagonistas”, define Westrup.
Sobre o programa
O União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS).
As expedições investigativas, alinhadas ao currículo escolar, são o ponto de partida da metodologia de projetos, essência do programa. Mais informações podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br.