A Rádio Som Maior colocou frente a frente, na manhã desta sexta-feira, 25, os candidatos a prefeito de Içara. Foi o primeiro encontro da campanha visando a eleição de 15 de novembro. Compareceram os candidatos Alex Michels (PSD) e Arnaldo Lodetti Júnior (MDB). A candidata Dalvânia Cardoso (PP) optou por não participar.
Houve dois blocos de perguntas entre os concorrentes. Lodetti foi o primeiro a questionar. "Alex, Içara está colhendo frutos de um belo trabalho de doze anos de governo do MDB. Doze anos que o MDB vem fazendo bem para Içara, está num pleno crescimento, uma administração exemplar com o prefeito Murialdo e o vice Sandro, onde temos índices crescentes a cada momento, cada dia maior. O que o senhor acha da administração do MDB nos últimos oito anos?", peguntou.
Confira também:
Som Maior realizou o primeiro debate de Içara
Turismo, mobilidade, tecnologia e endividamento nas pautas de Içara
Michels respondeu: "Em 2012 eu fui candidato a vereador, concorremos contra o atual prefeito. Essa leitura que fizemos em 2012, e depois disso em 2016 entender que deveríamos estar com esse projeto, é porque o projeto fez bem para a cidade. O prefeito com a gestão e nós na Câmara, aprovando os projetos importantes para a cidade, inclusive os de linhas de financiamento que passaram pavimentação, asfalto no interior, esse modelo dos últimos oito anos fez bem. Ele deve continuar em algumas coisas, explorar o potencial arrojado do gestor, mas tem alguns detalhes que precisamos melhorar. Por isso me coloquei agora para que eu possa incluir, uma pena que o MDB não entendeu que poderia continuar o projeto conosco, mas temos sim ideias boas para colocar para a cidade, vamos mudar algumas rotas para que Içara continue crescendo e referência para toda a região", disse.
Na réplica de Arnaldo, se disse satisfeito com a avaliação feita pelo concorrente. "Fico satisfeito com a avaliação, pois faço parte direta desse momento. Tenho orgulho de participar desse governo, fazendo bem para a cidade, crescer, sendo pujante, e tenho satisfação imensa em ter os companheiros que temos hoje, no governo, fazendo um trabalho magnífico pela cidade. A cidade de Içara vai crescer, terá a Avenida dos Trilhos, a continuação da Avenida até a chegada do condomínio Luiz Henrique, um condomínio que será o novo vetor de crescimento de Içara. Içara cresce a cada momento e com o próximo governo nós teremos a condição de fazer ainda mais", citou.
Alex teve a tréplica. "Nós participamos desse governo que é realizador. Falamos que vamos mudar algumas coisas, ainda estamos em pré-campanha, mas é uma ideia, enquanto vereador a gente legisla. Tem coisas que devem ser melhoradas, na parte da execução também. Se a gente perguntar para quem mora no Presidente Vargas, eles vão colocar desconforto com uma obra de mobilidade que poderia ser melhor. É esse modelo que vamos colocar, que temos condição sim de tocar o governo à frente", relatou.
Depois, foi a vez de Michel questionar. “Esse desenvolvimento econômico, e quero agradecer aos empresários Anselmo Freitas da Cristalcopo, ao Zé Carlos da Librelato, ao Edmilson Zanatta da Farben, que nos deram sugestões para o nosso planejamento estratégico. Já que Içara cresce, o que fazer para Içara não voltar ao tempo da gestão que o senhor e a Dalvânia participaram juntos?"
Arnaldo respondeu. "Tenho orgulho das gestões que participei. Todos os prefeitos deram a sua contribuição. O Heitor Valvassori, o Júlio Cechinel, o Bado Pacheco, o Zé Daltoé, o Gentil da Luz deu, e que o Murialdo e o Sandro vêm contribuindo também. Nós vamos sempre buscar melhorar, nos atualizar, fazer cada vez mais e sempre renovando ideias e ações para que o município continue sempre no crescimento que vem. Lógico que hoje nós temos a condição de ser uma cidade pujante pois foi feito muita coisa lá atrás, foi feito o distrito industrial, no governo do Heitor Valvassori. Nós daqui para frente vamos fazer a nossa parte com o Da Rolt, a agricultura, as pessoas que querem construir Içara, como Jayme Zanatta, Anselmo Freitas, como Zefiro Giassi, pessoas que querem vir fazer a pujança da nossa cidade. A cidade cresce a cada momento e eu tenho certeza que outros investidores virão, e temos que estar voltados para o crescimento e progresso de Içara. Não é olhando para trás que faremos a cidade”, concluiu Lodetti que ouviu a réplica de Alex. “Os gestores já fazem. Temos inúmeras empresas investindo, por isso também a cidade cresce. Ficou muito vago de como será feito para que a gente não volte a práticas do passado. Todos os gestores, e você faz parte de quase todas as gestões, fizeram coisas boas. Não estou desdenhando. Mas a pergunta era clara, como seria feito para a gente não voltar a alguns erros do passado. Acredito muito que Içara tem essa veia empreendedora, o povo é aguerrido, o povo da agricultura é aguerrido, a mulher de Içara é empreendedora, o jovem respira negócios, inovação e tecnologia", enfatizou.
Com Arnaldo, a tréplica. "Temos várias ações, parque tecnológico no Poço Oito, vamos buscar parceria. Um plano pós pandemia já no início do governo, incentivo voltado para pequena e média empresa já instalada em Içara. Desenvolver um Centro de Inovação em Içara, trazendo startups. A cidade precisa crescer com transparência, trabalho, dedicação, compromisso com Içara e essa forma de fazer a cidade continuar crescendo", pontuou Lodetti
Com Alex, mais uma pergunta. "Uma das coisas que precisa melhorar muito é o agendamento para exames. As filas são grandes, já eram grandes em 2008, mas tínhamos o Rincão. Hoje temos 19 estratégias de saúde da família. Qual o seu plano para diminuir essas filas?".
Arnaldo respondeu. "Vamos implantar tecnologia para diminuir filas, tanto nos agendamentos quanto nas consultas, exames e cirurgias de alta e média complexidade, que não são responsabilidade do Município, mas o Município não pode mais virar as costas para isso, esperar que o cidadão fique até um ano esperando por uma cirurgia, para ter o seu exame. Não é possível o cidadão chegar num consultório, o médico pedir um exame e esse exame levar seis meses ou até um ano. O Município vai ter que buscar solução para isso, de que forma os técnicos da saúde terão que nos ajudar, mutirões para resolver essas cirurgias, esses exames, e eu também queria colocar de forma clara, a tecnologia vai servir para acabar com essa briga do agendamento, a cidade não pode ficar no passado, em pleno século 20 ter que buscar tecnologia para resolver essa situação. Cidadão indo 4h da manhã para fila, eu não concordo, o próprio prefeito Murialdo não concorda. Temos que resolver, consultas online para o cidadão ter a certeza que está sendo protegido pelo sistema de saúde de Içara”, destacou.
Com Alex, a réplica: "Essa melhora ainda é pontual. Existem alguns casos em alguns bairros com filas. Eu quero enaltecer as agentes de saúde, que estão de sol a sol passando nas casas, levando as informações. Temos que voltar ao número quantitativo que tínhamos no passado, mesmo na nossa gestão, de 2017 a 2020, para que elas tenham possibilidade de atender melhor o cidadão, que possam fazer um pré-agendamento para os mais vulneráveis. A tecnologia por si não faz nada, mas munida de pessoas bem treinadas traz resultados", salientou.
A tréplica de Arnaldo: "Temos que aumentar o quadro de agentes de saúde, elas interligam o cidadão e o sistema de saúde. Na minha visão as agentes de saúde serão uma função importante no nosso governo, onde teremos cada dia o diagnóstico de como está a saúde do nosso cidadão".
Com Lodetti, mais um questionamento, desta vez sobre a agricultura: "A agricultura é uma fonte grande de riqueza. A cidade tem que se comunicar com a agricultura. Temos que criar condiçõees de dar assessoria, assistência, perto do agricultor com mais eficiência. Temos que criar a central de atendimento. A busca de novos plantios, novas culturas tem que ser constante. A cidade tem que estar buscando sempre novas culturas, culturas que o mercado está necessitando para oferecer para o nosso agricultor a possibilidade de aumentar a renda da propriedade. Temos o programa do jovem agricultor e a bolsa rural, para levar o agricultor a se aprimorar".
A resposta de Michels: "A coisa fica clara, o vice foi eleito como vereador, ficou trás anos e meio como secretário e a pergunta é, porque não fez quando era secretário? Passou trás anos e meio na secretaria e poderia ter feito muita coisa diferente. É isso que o cidadão tem que entender, aquela pessoa que já estava no Executivo, o vereador legisla, se o gestor, que era secretário da pasta, agora é vice e diz que fará, porque não fez?", falou.
Mais uma pergunta foi feita por Alex, desta vez sobre o mercado de trabalho. "Se existe uma coisa que Içara é referência, por conta dos funcionários, da faxineira, da merendeira, da auxiliar de sala, do professor, da professora, estendo meu abraço à secretária Gerusa Bolsoni, Içara só continua crescendo na educação. Arnaldo, como a gente pode preparar melhor os nossos jovens para o mercado de trabalho?", questiona.
Lodetti responde: "Até hoje o Município não se envolveu tanto com a profissionalização e a educação de jovens. Nós vamos buscar, de todas as formas, criar primeiro o Centro Especial de Educação de Jovens e Adultos. Depois vamos buscar junto ao Sistema S a formulação de convênios e de parcerias para nós trazermos para a cidade de Içara cursos técnicos, profissionalizantes, para o nosso jovem se preparar melhor para o mercado. A cidade é pujante, a mão de obra precisa de qualificação, temos um povo trabalhador, que gosta de trabalhar, mas precisamos perante às novas tecnologias buscar de uma forma bem eficiente criar espaços para o jovem se aprimorar na questão da profissão que escolher. Tem que se buscar e lá na frente trazer um núcleo do Sest, um núcleo do Senac, para que a cidade tenha a parceria, muito perto aqui temos a Satc, o IFSC, eu acredito que Içara já merece ter um centro tecnológico onde teremos a condição de criar espaços com as escolas da região de melhorar o aperfeiçoamento do nosso jovem", disse.
Assista a íntegra do debate no canal da Rádio Som Maior no YouTube.