Forquilhinha está em festa, com a programação do seu principal evento, a Heimatfest, em andamento. Na próxima terça-feira (26), o município comemora 33 anos de emancipação. Nesse clima, o vice-prefeito Valcir Matias (Chile, PDT) avalia com entusiasmo a gestão ao lado do prefeito José Cláudio Gonçalves (Neguinho, PSD). Segundo ele, mais de R$ 150 milhões serão investidos nos próximos anos em Forquilhinha. A expectativa é positiva.
“Essa administração está dando todo exemplo do que é uma administração voltada realmente para aquilo que é importante, que a política tem que doar ou fazer para todas as pessoas”, salientou o vice-prefeito em entrevista ao programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta sexta-feira (22).
A maior satisfação de Chile é poder afirmar que o governo está trabalhando para ajudar o povo. “Então, o que nós vamos conseguir fazer é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não tem hoje satisfação melhor do que isso. É mudar a vida das pessoas para melhor. E isso nós estamos fazendo”, disse.
No Turismo, a revitalização da Avenida 25 de Julho e a criação do Caminho Turístico estão em processo de desenvolvimento. De acordo com a diretora de Turismo Thais Figueiredo, essa é uma das maiores pastas que hoje tem o investimento por parte do governo, “senão a maior”.
“Nós vamos ter um investimento de mais de R$ 40 milhões, que já foi falado várias vezes e vou repetir, vai ser um divisor de águas para o município de Forquilhinha”, comentou a diretora. “Nós estamos tendo agora a experiência da Heimatfest e já recebemos muitos turistas”, completou.
Heimatfest
Durante os dias 20 a 26, o município apresenta a Heimatfest. Outra realização do governo Neguinho e Chile, que trouxe a comemoração da festa alemã para abril, junto com o aniversário de emancipação de Forquilhinha, comemorado no último dia da festa.
Segundo Thais, pessoas do Rio de Janeiro e Curitiba já passaram por Forquilhinha durante os dois dias de festa. “Então, assim é a nossa expectativa. Estamos fazendo exatamente o que nós prometemos. Uma festa com gastronomia típica, com valorizando a cultura local, mas a cultura alemã principalmente. E estamos tendo resultados, resultados positivos”.
Comércio
Juntamente ao Turismo, o setor comercial de Forquilhinha também colabora com o crescimento da cidade. Durante a festa das etnias, as lojas forquilhinhenses adotaram a decoração típica alemã e decoraram suas fachadas, tornando o ambiente ainda mais simbólico.
“Como você pode ver aqui na avenida, que é a nossa principal via de comércio na cidade, o pessoal abraçou essa ideia e tem deixado a cidade, juntamente com a prefeitura, ainda mais bonita para receber o pessoal que vem de fora”, afirmou o presidente da CDL Forquilhinha, Danny Warmling.
“Então o comércio tem se preparado bastante nesse novo formato de Heimat, que já era um anseio nosso também fazer uma festa bem tradicional, uma festa para o nosso povo, uma festa caseira”, concluiu.