Com as chuvas dos últimos dias foram suspensos os racionamentos de água no município de Cocal do Sul, mas o aviso para economizar ainda está valendo. No último fim de semana, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) registrou um consumo de 4 milhões de litros. Essa quantidade é rotineira em períodos de normalidade dos mananciais, mas numa situação como a de agora faz levantar um alerta, pois a estiagem ainda dá sinais claros na região.
Segundo o Samae, ainda cabe atenção ao pedido para poupar água, já que as barragens estão apenas com 40% da capacidade. “Nosso caminho é economizar. Se não vamos voltar ao racionamento”, avalia o diretor do Samae, Marcio Zanette.
O sistema de abastecimento de água de Cocal do Sul conta com três barragens. A barragem Rio Cocal, com aproximadamente 270 litros por segundo, localizada no Jardim Itália junto à Estação de Tratamento de Água (ETA); a barragem do Rio Tigre, localizada na Linha Vicentina, com 60 mil m³, com vazão de aproximadamente 75 litros por segundo; e a barragem Linha Ferreira Pontes, que tem capacidade de reserva de aproximadamente 60 mil m³.