Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Em Cocal do Sul, vacinadora se veste de princesa

Iniciativa está cativando crianças a encarar com mais tranquilidade a imunização contra a Covid-19

Por Denis Luciano Cocal do Sul, SC, 06/02/2022 - 18:31 Atualizado em 06/02/2022 - 18:33
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A auxiliar de enfermagem Paula Orlandi encontrou uma forma diferente de enfrentar o momento de vacinar as crianças. Ela se veste de princesa e, assim, cativa a simpatia dos pequenos. 

Isso vem acontecendo na unidade de saúde do Bairro Vila Nova, em Cocal do Sul. E ela já sentiu a diferença. "Tem bastante reação. As crianças entram na sala com expectativa maior, ficam contentes, querem bater foto, ficam olhando bem sérias, têm a confiança maior, ficam mais calmas", contou, em entrevista ao programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior. "A gente consegue fazer o nosso trabalho criando essa confiança e acalmando a criança", detalhou.

Paula observou que, por vezes, o temor das crianças vem do que elas ouvem dos próprios pais. "Às vezes o pai cria o pânico na criança, dizendo que se não se comportar, vai tomar injeção", contou. "A gente entra no mundo da criança", afirmou.

Como surgiu a ideia

A auxiliar de enfermagem conta que a campanha de vacinação contra a Covid-19 já tinha iniciado quando ela teve a ideia de fazer algo diferente. "Já tinha começado a campanha e numa semana anterior eu tinha visto técnicas vacinando com toucas de super herói. Falei com a secretária Glícia e tive total apoio", refereiu. "Crianças maiores às vezes tem que segurar em dois ou três, às vezes dói mais para segurar do que a vacina em si", lembrou.

"Tentamos conversar bastante com a criança. Quando me visto de princesa fica mais rápido", garantiu. E a reação dos pais ajuda. "Os pais ficam felizes, eles chegam a vir de outras unidades até aqui, pois queriam ser vacinados pela princesa", afirmou.

Paula comentou que houve uma diminuição na procura pelas vacinas nos últimos dias, mas que segue se vestindo de princesa. "Deu uma parada agora. Muitos pais ainda estão resistentes, ainda não sabem qual a vacina, já que temos a Pfizer pediátrica e a Coronavac", disse.

Secretaria aprova ação

A secretária de Saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan, fez questão de destacar o apoio do Município à iniciativa de Paula Orlandi. "Estava brincando ontem com a Paula que vamos ter que achar um príncipe para ela", disse. "Nem ela imaginava o sucesso que ela ia fazer nesse momento tão difícil que estamos passando com uma pandemia que não tem fim", contou. "Muito bacana da parte dela", elogiou.

Glícia enalteceu a importância da inovação no ambiente de trabalho. "A chave do sucesso de qualquer empresa, e não diferente do serviço público, é a gente inovar, tentar fazer o diferente. As coisas não precisam ser sempre tão frias dentro da saúde", comentou. "A parede tem que ser branca? Tu tens que estar todo de branco? Isso por vezes causa um pânico nas crianças", exemplificou. "Essa iniciativa da Paula colabora para humanizar a saúde", sublinhou.

Ela respondeu se a Secretaria de Saúde vai, de alguma forma, incentivar outros profissionais a fazer o mesmo. "Vamos ver. A gente deixa isso livre, o profissional tem a liberdade para criar. Já vi outras iniciativas de super herói, vestir de palhaça, eu que sou enfermeira há mais de 20 anos já fiz isso, às vezes assusta, a criança até chora, mas fazer o diferente atrai os olhares", frisou. 

Cocal vacinou 180 crianças

Sobre a vacinação das crianças, a secretária reconheceu que ainda é necessário avançar. "Estamos com uma população infantil vacinada de 180 crianças até o momento, ainda é pouco, e da parte dos adultos estamos trabalhando ainda, ainda ofertando primeiras doses para quem não tem, hoje a partir das 17h teremos vacinação de primeira dose e a parte de segunda e terceira em andamento, quase 6 mil pessoas já receberam a dose de reforço", destacou.

Ouça as entrevistas da auxiliar de enfermagem e da secretária de Saúde no podcast do programa Conexão Sul:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito