Criciúma ainda não tem casos confirmados de coronavírus. No sul, há apenas um - o homem de 52 anos que está desde a noite passada na UTI do Hospital São Donato, em Içara - e Santa Catarina contabiliza seis pacientes confirmados com a doença. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade conta com sete casos suspeitos e outros sete já foram descartados.
Acompanhando de perto a situação, o Hospital São José (HSJ) emitiu comunicado na tarde desta segunda-feira, 16, ressaltando a importância de medidas de proteção pela população, e que todos se atentem para informações oficiais e verídicas. Confira o comunicado:
Informativo HSJosé
Coronavírus - Covid-19
Criciúma, 16 de março de 2020 - 14h:39min
O Hospital São José, desde o início da pandemia do Coronavírus - Covid-19, está monitorando a situação quanto ao contexto mundial, nacional e regional.
Até o momento, os casos no município e os atendidos no hospital, não tiveram confirmação positiva para o vírus; são apenas casos suspeitos aguardando confirmação dos exames. Mesmo as autoridades informando que a situação está sob controle, constantemente estamos reavaliando as estratégias internas.
Nesta segunda-feira, dia 16, a direção do hospital juntamente com todas as equipes gerenciais, coordenadores de setores e médicos; lançarão a nova etapa da estratégia de contingenciamento para o Coronavírus.
Vale ressaltar, que todos os colaboradores já receberam orientações e treinamentos sobre o processo de atendimento ao Coronavírus e às Síndromes Gripais.
Até amanhã pela manhã, devido a grande preocupação da sociedade, o Hospital, por intermédio de sua diretoria irá divulgar as novas estratégias de enfrentamento ao problema.
Mesmo frente ao cenário atual, novas medidas serão adotadas, visando a proteção de nossos pacientes, dos trabalhadores e da comunidade que por ventura procure a Instituição.
O HSJosé está preparado para atender os casos suspeitos e com plano de contingência elaborado e em constante atualização com os órgãos de saúde, acompanhando os dados epidemiológicos e seguindo as diversas recomendações oficiais.
Aproveitamos para reforçar a importância das medidas de prevenção:
- Mantenha distância de pessoas doentes;
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço de papel. Na falta de papel, use o antebraço, nunca as mãos;
- Use álcool em gel sempre que possível;
- Evite lugares aglomerados e/ou fechados;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal;
- Evite visitas quando alguém estiver doente;
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão; a higiene das mãos é fundamental para evitar problemas de saúde.
Fique atento as informações e evite a disseminação de notícias inverídicas.